quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A eterna luta do peso

Nunca fui magra. Lembro-me de ter sido sempre, no mínimo, "cheinha". A verdade é que uma pessoa se habitua a ser assim, habitua-se a ver aquela imagem no espelho.
Quando tive que parar de fazer karate comecei a sentir muita diferença. Mais perra, com muito menos resistência e energia e com um aumento de peso brutal. O que vou escrever custa um bocadinho, mas a verdade é que quando entrei no ginásio em Abril do ano passado pesava 62 quilos (shame…).

A recuperação correu bem, mas teve dois grades problemas:

  • quando chegaram as férias do Verão fiz uma pausa no treino e depois nunca mais consegui ganhar ritmo outra vez;
  • era tãaaaaaao difícil não comer doces.


Mas ano novo, vida nova. Não sou muito fã de resoluções de ano novo, mas achei que estava chegada a altura de mudar de rumo. Tenho 26 anos, e se não fizer agora alterações no meu estilo de vida temo que seja muito difícil fazê-las depois, ou pelo menos que tenham grande efeito. E a verdade é que no dia dos meus anos pesava outra vez 62kg…

Desde o dia 3 de Janeiro que comecei todo um novo plano. Aproveitando o iCal, todos os dias registo as coisas boas e más do dia (já explico), e quartas-feiras é dia de pesar e medir o IMC.

TREINO
A primeira coisa foi impôr hábitos de treino. Não quis ir com muita sede ao pote, por isso decidi treinar 3 vezes por semana (terça-feira - total condicionamento, quarta-feira - GAP e sexta-feira cardio e musculação). Esta é a "coisa boa" que registo no meu calendário. Tenho cumprido sempre, menos na semana que estive doente.

ALIMENTAÇÃO
Como saberão sou vegetariana. Na verdade os meus problemas com alimentação são muito fáceis de identificar: doces, saltar algumas refeições e fast-food.
Quanto aos doces, desde este post que tenho comido muito menos doces, e já raramente tenho aquelas vontades loucas de só comer doces o resto da vida. E agora tenho andado a comê-los uma vez por semana, duas no máximo.
Quanto a fast-food, o que eu tenho registado são as vezes que como batatas fritas e pizzas. Já sabem a minha opinião sobre pizzas - eu acho que é uma comida saudável, dependendo do que se põe nelas. Ora, eu só como legumes, então o problema pode ser a quantidade de massa. Enfim… Como toda a gente me chateia por eu comer pizzas de mais, também as registo no calendário. Desde o dia 3 de Janeiro comi 5 vezes pizza, o que dá menos de uma por semana (e uma das vezes foi daquelas miniaturas do IKEA). Já batatas fritas comi apenas duas vezes (e uma vez assadas, são a minha nova descoberta, muito boas e sem gordura).
Posto isto, acho que estou no bom caminho. Reparem que não me proíbo de comer nada. Comi sempre que me apeteceu ou que se proporcionou. Mas a verdade é que a ideia é mudar de hábitos, comer outras coisas, desabituar o corpo de comida que não lhe faz bem.
Portanto o que tenho feito são aqueles clichés todos: 5 ou 6 refeições por dia (onde tenho insistido em cereais com fibras, para manter tudo a funcionar bem), beber água ao longo do dia (agora tem sido mais chás), evitar fritos e comer porções adequadas. De resto, convenhamos, o que eu como são principalmente frutas e legumes…

RESULTADO
Hoje fui-me pesar e peso 58,1 Kg (menos 4 que no início do ano) e a melhor parte é que já atingi o IMC normal - na verdade foi isto que motivou o meu post de hoje - 24,8.

AINDA FALTA…
Ainda faltam algumas coisas. Falta melhorar a forma física (por isso, é continuar o treino). Quero chegar pelo menos aos 55 kg, que penso que é um bom peso para mim (ficaria com IMC 23,5 - o normal é entre 18,5 e 24,9). E por fim (e talvez mais importante), quero diminuir a minha percentagem de massa gorda. Medi na semana passada na farmácia e estavam nuns vergonhosos 29% (shame again…). Este é que é o grande objectivo do momento, queria tentar pelo menos ficar nos 20%.

E bem, post muito longo. Perguntam vocês, mas o que é que isso me interessa? Se calhar nada. Mas como já tinha dito uma vez, cada um convence-se como pode!

(Ah, nada de gozar, sim? Que isto de vir para aqui revelar as minhas conversas com a minha balança não é fácil!)

7 comentários:

Carla disse...

Boa!!! Continua sem pausas e vais ver que atinges o objectivo pretendido... :)

Bruno Martins disse...

Olá.

Isto da condição física é um tema muito interessante. Quando era adolescente (e tinha a mania que era intelectual) achava que quem se preocupava com estas coisas só podia ser fútil.
Percebi que estava muito enganado quando compreendi a importância da condição física para a saúde humana.
Percebi isso pesava então 96.6kg. isso mesmo.
Increvi-me o ginásio e perdi 16kg.
Depois comecei a trabalhar e fui tendo umas oscilações. Hoje peso cerca de 82/83 e continuo a treinar regularmente. O meu IMC ainda não é óptimo (27). MAS, tenho uma percentagem de massa gorda comparável a um atleta da minha idade: 16%. Os atletas de alta competição não baixam de 14%.

:)

Ana disse...

Obrigada, Carla. =)

Bruno,
Eu também já tive uma percentagem de massa gorda dessas (16%) mas isso foi noutra vida. Nessa altura treinava 7 dias por semana, e muitas vezes 2x por dia. a ideia não é chegar aí, até porque não me parece que seja "mantível".
A minha ideia vai bem ao encontro do que dizes. Dá para ver pelos meus objectivos que não quero ser nem a Adriana Lima nem a Naide Gomes. A ideia é ser saudável e já agora gostar e estar cá dentro. =)

Bruno Martins disse...

olha olha, update de IMC: 26.6.

Sim, perdi 2kg. 81kg peso agora.

eheh

Ana disse...

Não desapareças, sim?

Anónimo disse...

Lindo estes dois meninos.....
Força Ana e Bruno
Tratem bem da saúde.

Beijinhos
Zélia

Ana disse...

Obrigada Zélia.
Beijinho