domingo, 6 de fevereiro de 2011

Black Swan


Ontem fui ver o Black Swan ao cinema. Era um filme que estava com muita curiosidade em ver (como já tinha dito aqui). Fui sem ter visto nenhum trailer, fui sem saber ao certo como era a história. A única coisa que tinha lido foi uma pequena sinopse.
Logo à partida, prometia muito. Natalie Portman (gira que doi) ganhou o Globo de Ouro para melhor actriz por isso adivinhava-se uma excelente prestação da sua parte. E como percebi o prémio que lhe foi atribuído.

Antes de mais: que filmaço! Excelente! Muito bom, mesmo! Depois, Natalie Portman, muito, muito boa.
Sem querer ser muito spoiler, o filme é muito desconcertante. Fala sobre uma bailarina que leva ao extremo a vontade de ser perfeita e de brilhar no mundo do bailado. O grande desafio começa quando a bailarina-estrela da companhia, Beth (Winona Ryder) se reforma, e Nina (Natalie Portman) é escolhida para estrela de uma nova interpretação do "Lago dos Cisnes". Nina terá que fazer ambos os papéis da menina enfeitiçada e transformada num cisne, e da gémea má (o cisne negro), que impede que o verdadeiro amor de um príncipe quebre o feitiço.

Nina revela-se mentalmente perturbada, com uma mãe muito estranha (controladora e bailarina frustada) e uma colega de companhia, Lily (Mila Kunis), que parecendo querer roubar o seu lugar na verdade a ajuda a soltar-se e a mostrar o seu lado de Cisne Negro. Por falar em Mila Kunis, adorei estra actriz. Para além de muito bonita e de estar numas cenas no mínimo interessantes com Natalie Portman, interpreta com grande nível a sua personagem. Não tinha ideia de a ter visto anteriormente, e em pesquisa descobri algumas coisas muito interessantes:
  • é a voz de Meg Griffin, na série de animação Family Guy, desde 1999;
  • fez participações em várias séries de televisão, nomeadamente no Walker, o Ranger do Texas ou em Marés Vivas.

Sobre a Natalie Portaman, de dizer que treinou muito fisicamente para estar preparada para o papel, perdeu cerca de 10 quilos e teve aulas de ballet. Na verdade, apesar de ter um duplo para os passos mais complexos, muitas das cenas de dança que vimos são efectivamente representadas por ela. Durante as filmagens partiu uma costela (durante um movimento de elevação) mas fez a sua recuperação durante as filmagens (a elevação passou a ser feita pelas axilas).

É um filme altamente recomendável (8,6/10 no IMDb). A sério, a não perder! Não é um filme fácil nem leve, é, pelo contrário, psicologicamente muito intenso, e por isso mesmo muito cativante. Fica o trailer para quem ainda não viu.