terça-feira, 9 de setembro de 2008

Quase que parecem anedotas...

... mas certamente proporcionam umas boas gargalhadas.


Dizia o camarada Casanova na sua intervenção no comício de encerramento da 32ª edição da Festa Do Avante!:

"[...] é natural que a nossa Festa – que tantas alegrias e momentos de felicidade dá a milhares e milhares de homens, mulheres e jovens de Abril – incomode muito todos aqueles que, de há 32 anos para cá, tudo têm feito para liquidar o que de mais avançado, progressista e belo, a revolução de Abril no trouxe. A esses, tudo nesta Festa os incomoda."

"A partir dessa lei [lei de financiamento dos partidos], mesmo sendo como é, e subvertendo-a, os zeladores pelo seu cumprimento disparam contra a Festa rajadas de ódio de classe, invocando pretextos que se não fossem perigosos, eram apenas ridículos."

"Vejamos alguns exemplos, que traduzem bem os objectivos que presidem à acção persecutória e repressiva desses inimigos da Festa: dizem eles, falando a sério, que tudo o que na Festa é comprado pelos visitantes, desde uma bica ou uma cerveja até um almoço ou uma peça de artesanato, tudo tem que ser pago com cheque ou através do Multibanco – ideia que, para além de elevar o absurdo à sua escala máxima, condenaria à fome e à sede quem não tenha livro de cheques ou cartão multibanco.
Dizem eles, falando a sério, que o lucro da Festa são as receitas totais e não a diferença entre as receitas e as despesas – ou seja: se vendermos uma garrafa de água por 1 euro, 1 euro é o lucro dessa venda, não entrando nas contas deles o pagamento dessa garrafa de água aos fornecedores.
E para além disto, e ridicularizando-se ainda mais, dizem que são imparciais, que vêm fiscalizar a Festa do Avante! tal como fiscalizaram um Congresso do PSD ou um jantar do PS...- como se fosse possível fazer tal comparação."

"Mas eles são assim. E perseguem, e ameaçam, e provocam, e comportam-se como inquisidores chispando ameaças de autos de fé, e dizem que, e que, e que… e que se tudo não for feito como eles ordenam, acabam com a Festa – que é afinal, o seu objectivo principal.

Então, é bom que saibam - e daqui lhes dizemos - que não conseguirão alcançar esse objectivo.
Porque nós não deixaremos. Nós: os construtores e visitantes da Festa do Avante!
É bom que saibam - e daqui lhes dizemos - que as suas atitudes em relação à Festa do Avante! são incompatíveis com a democracia e a liberdade que conquistámos em 25 de Abril – e que são eles que estão fora da lei democrática.
É bom que saibam – e daqui lhes dizemos - que nós, comunistas, da mesma forma que, no passado, e em condições bem mais difíceis, combatemos o fascismo, dando um contributo decisivo para que o 25 de Abril acontecesse, daremos, hoje, igual contributo para defender a democracia e a liberdade de Abril.
É bom que saibam – e daqui lhes dizemos – que à sua sem-razão responderemos com a razão dos ideais de Abril.
É bom que saibam – e daqui lhes dizemos – que não passarão! Não passarão!
Porque a Festa do Avante!, Festa de Abril, obra do colectivo partidário comunista e espaço de liberdade, é património da democracia, é património de milhares e milhares de comunistas e outros democratas. Que a defenderão. E que continuarão a fazer dela, todos os anos, a mais bela de todas as festas."

Então, não dá para rir?
    
     

2 comentários:

Bruno Martins disse...

Grande Festa, a nossa!
Bela demonstração de fraternidade, solidariedade e luta!

Como disse o camarada, quem quiser destruir a maior manifestação cultural, social e política do país não passará. Não passará porque a nossa causa é eticamente superior, socialmente justa e politicamente esclarecedora. Saberão que terão mais a perder que a ganhar, pois "A cada novo assalto, A cada escalada fascista, subirá sempre mais alto a bandeira comunista!"

Até sempre!
BM

Ana disse...

Tens razão, que foi uma excelente festa, foi.
É pena que ainda haja gente que nem nos ouve, só por que à partida dizemos que somos comunistas. Mas é por isso mesmo que não deixaremos de lutar nunca.