sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Do rigor jornalístico

Acho graça à falta de rigor jornalístico. Porque a falta de rigor de um médico, em princípio, será sempre acidental e com consequências potencialmente catastróficas. Porque a falta de rigor de um arquitecto ou engenheiro, em princípio, será sempre acidental e com consequências potencialmente catastróficas.

Mas quanto à falta de rigor de um jornalista ponho sempre em causa a sua inocência, e que as suas consequências não sejam o fim em si mesmo.

Ontem, a Comissão de Freguesia da Ramada do PCP promoveu uma sessão de esclarecimento sobre a candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República, em que os convidados foram o mandatário distrital (Libério Domingues) e o mandatário concelhio (Ilídio Ferreira).

A notícia que saiu num dos jornais cá da terra foi a seguinte:

CANDIDATO APOIADO PELO PCP EM ACÇÕES DE ESCLARECIMENTO NO CONCELHO

Hã?!

Francisco Lopes tem escolhido Odivelas para diversas acções de contacto com os militantes e população, no sentido de esclarecer os motivos da candidatura à Presidência da República.

Apesar de se terem realizado várias acções no concelho, apenas uma contou com a presença do Francisco Lopes.

Já em Dezembro, ele tinha estado no Pavilhão Polivalente, em Odivelas.

Francisco Lopes esteve em Odivelas num comício no CAELO e não no Polivalente, conforme poderá ser recordado aqui.

Depois de uma passagem por Caneças, no fim de semana passado, o candidato comunista vai estar hoje no salão da Junta de Freguesia da Ramada, a partir das 21h.

Ora, na semana passada, em Caneças, o convidado foi o camarada José Casanova, director do Jornal Avante!, e ontem, na Ramada, os convidados foram os já acima mencionados, e não o candidato Francisco Lopes, como diz a notícia.

Nesta sessão de esclarecimento, estará, também, o mandatário da candidatura no Concelho, Ilídio Ferreira, bem como o mandatário distrital, Libério Rodrigues.

Como já escrevi acima, o mandatário distrital é o camarada Libério Domingues.

Claro que eu percebo que é difícil escrever com rigor quando MUITO RARAMENTE se comparece a qualquer iniciativa que o PCP promova no concelho, mas pelo menos que se transcreva com rigor as notas e comunicados à imprensa que recebam nas suas redacções.

Enfim, pelo menos podemos agradecer pelas gargalhadas (de tristeza, um pouco) que nos proporcionaram ontem na sessão de esclarecimento, que por sinal correu muito bem e foi muito participada.

Notícia integralmente transcrita do Jornal de Odivelas, n.º 338, de 13 de Janeiro de 2011.

2 comentários:

Hugo Soares disse...

pergunto-me se a junta de freguesia da ramada fará sessões de esclarecimento sobre as candidaturas de outros candidatos a Presidente... pergunto-me se é para fazer campanha (sim, porque qualquer tempo de antena é campanha), em outras iniciativas de partido, que se elegem os representantes para as juntas de freguesia... e não é nada contra o PCP especificamente... aposto que outros partidos farão o mesmo, em mais juntas de freguesia ainda... só me pergunto se não estará errado...

Ana disse...

A Junta de Freguesia da Ramada cede as suas instalações a todos os partidos políticos, associações, colectividades que peçam as instalações. Como acontece frequentemente.
É um espaço público, e como tal, desde que disponível, é sempre cedido quando requisitado. A sessão não era da Junta, era do PCP, apenas se realizou nas instalações da Junta.
Só para dar o exemplo, naquele espaço já se realizaram reuniões de comissões de moradores, galas e conferências de imprensa de colectividades desportivas, iniciativas de partidos políticos (nomeadamente do PCP e do PSD - não me lembro ao certo se algum dos outros já a utilizou).

Portanto, para que fique claro, a Junta não realizou qualquer sessão de esclarecimento de qualquer candidatura (isso está muito longe das suas competências).