terça-feira, 11 de março de 2008

Viagem à Polónia

Sem qualquer hesitação posso dizer que esta foi a viagem mais atribulada que eu fiz nos 23 anos e uns meses da minha vida. E se tiver em conta uma certa viagem que uns amigos fizeram à Polónia posso afirmar que "portugueses", "Polónia" e "viagem" são conceitos que de alguma forma não encaixam uns nos outros.

Impressão geral: adorei a viagem. Não sei como é que ainda posso dizer isso, quando lerem este post vão perguntar o mesmo, mas a verdade é que adorei a visita.

Mas comecemos pelo início. A comitiva era composta por 7 pessoas, sete estudantes ERASMUS: eu, a Charlotte, o Mate, a Berenice (belga), a Laura (letã), a Ance (letã) e a Liene (letã).

Esta viagem teve tantos contratempos que é quase impossível contá-la. Na verdade esta é a minha segunda tentativa, porque o primeiro post já ía gigante no primeiro dia apenas. Fica uma tentativa de contar a viagem de uma forma resumida mas tentando não perder aquela emoção de quando tudo corre mal.

Os contratempos começaram logo no planeamento da viagem. Autocarro, comboio, avião, onde ficar, que dias e em que cidades... Depois de muita conversa lá decidimos sair de Vilnius sexta-feira à noite e chegar de novo a Vilnius terça-feira de manhã. A Charlotte ficou encarregue de comprar os bilhetes, tentou fazê-lo pela internet mas no momento de confirmar o pagamento o site foi-se a baixo. Não tinha qualquer espécie de comprovativo, não recebeu nenhum e-mail, então foi à estação, disseram-lhe que não tinham a reserva e venderam-lhe novos bilhetes, só que já não podia ser para os mesmo dias - a viagem passou a ser sair de Vilnius quinta-feira à noite e chegar de novo a Vilnius segunda-feira de manhã. Ok, para mim era igual, os outros lá organizaram as suas vidas. Dois dias depois, eis que descontam da conta da pobre moça o dinheiro dos bilhetes. Em pânico volta à estação, não encontram nada. Depois de horas de reclamações lá chegam à conclusão que o melhor é devolver os bilhetes comprados na estação e ficar com os electrónicos e lá voltamos nós aos dias inicialmente previstos, com um pagamento adicional de 120LTL pelo cancelamento dos bilhetes.

O plano inicial era:

Sábado: Visitar Varsóvia
                Viajar para Cracóvia ao fim do dia
                Visitar Cracóvia de noite
Domingo: Ir a Auschwitz
                  Regressar a Varsóvia
Segunda: Visitar Varsóvia
                 Regressar a casa

o que não chegou exactamente a acontecer, como verão.

1º DIA - Sábado, 08/03

Viagem de camioneta de Vilnius para Varsóvia (das 21h30 de 7/03 às 6h05 de 8/03. São 9h30 de viagem (com o fuso horário) que se transformaram em 11h45 devido a um acidente na estrada. Estivemos 2h no meio de uma floresta à espera para poder continuar a visita.

Chegada a Varsóvia às 8h20, decidimos, ao contrário do planeado ir imediatamente para Cracóvia. Descobrimos que não estávamos na estação central (onde deveríamos apanhar o comboio) por isso tivemos que comprar bilhete para uma estação. Parece fácil mas demorou quase uma hora. Não sabíamos onde era, os funcionários não falavam inglês, diziam-nos que podíamos apanhar qualquer comboio mas na plataforma que escolhemos não passava nenhum, mudámos três vezes de plataforma e lá fomos nós.

Na estação central comprámos os bilhetes e separámo-nos, porque o Mate decidiu aproveitar a nossa ida a Cracóvia para ir a Wroclaw ter com um colega que está a fazer ERASMUS lá. Apanhar o comboio foi uma paródia porque nas plataformas eles não têm os quadros electrónicos com as indicações, e infelizmente nenhuma de nós percebia as indicações dos altifalantes. Depois de muita correria, de pensarmos em 10 vezes diferentes que tínhamos perdido o comboio lá fomos para Cracóvia.

Chegada a Cracóvia por volta das três, fomos direitinhas ao nosso hostel (Nathan's Villa), onde deixámos as coisas, tomámos um banho e fomos visitar a cidade. O nosso quarto era todo pintado monumentos europeus, pena que não tinha qualquer alusão a Portugal.
Cracóvia é uma cidade linda, com um ambiente indiscritivelmente acolhedor. Jantámos num restaurante muito estranho, e finalmente regressamos ao hostel onde aproveitámos o shot grátis a que tivemos direito e pouco mais, tão cansadas que estávamos.

2º DIA - Domingo, 09/03

Viagem para Auschwitz, foi feita num minibus, completamente lotado. O dia foi muito bem passado, porque o tempo estava espectacular, com um sol lindo. Sobre o campo de concentração pretendo fazer um post exclusivo, mas sobre este dia há muito mais que dizer.
Primeiro, para que não conhece, há dois campos a visitar, separados por 3km. Como tínhamos que esperar meia hora pelo autocarro (gratuito) decidimos ir a pé. Perguntamos o caminho, mas ao fim de quase meia hora a andar e com as nossas pernas a acusar bem mais de 3 kms, começámos a duvidar do trajecto. 5 minutos depois vimos o letreiro a dizer Auschwitz mas quando lá chegámos... tcharan... tínhamos regressado ao ponto de partida. Tinham passado os 30 minutos e simplesmente apanhámos o autocarro.

Regresso a Cracóvia, 17h. Estávamos muito contentes porque tínhamos o comboio às 17h55, por isso tínhamos tempo suficiente para comprar bilhetes, comer e calmamente regressar. Acontece que fomos informadas que os bilhetes estavam esgotados, não só para aquele comboio como para todos os comboios daquele dia, à excepção do último, mas só haviam 2 bilhetes. A partir daqui tudo foi o caos. Tentámos ir comer mas não dava tempo porque queríamos tentar os comboios na mesma. Tentámos comprar bilhetes dentro do comboio, não era possível. Fomos à estação das camionetas e disseram-nos que teríamos uma às 0h15, mas que teríamos que comprar bilhete na própria camioneta. Fomos jantar para o centro comercial mas este fechava às 21h. Fomos para um bar mais ou menos até às 22h porque queríamos ser as primeiras na fila de espera. Essa parte foi boa porque estivemos à conversa com o barman, que era muito divertido. Fomos para a estação e uma hora depois fomos postas na rua porque a estação fecha às 23h. Ok, só tínhamos que esperar 1h15 ao frio. Quando chega a camioneta, só havia 2 lugares vagos.
Quase em desespero, alguém nos disse que era possível apanhar um comboio para Katowice e de lá outro para Varsóvia. Acabámos por ser ajudadas por um rapaz polaco que estava na mesma situação que nós e lá comprámos os bilhetes. Contávamos dormir nos comboios, mas o primeiro estava tão lotado que fizemos quase toda a viagem sentados no chão do corredor. Após uma hora de espera em Katowice e novamente um atraso no comboio lá apanhámos o transporte para a capital, no qual pudémos dormir à vontade (ok, apenas 3h30, mais ou menos).

3º DIA - Segunda-feira, 10/03

Chegada a Varsóvia, 7h15. Completamente exaustas procurámos por um café, mas por sinal na Polónia não é muito normal haver cafés. Andámos um 15 minutos e lá encontrámos um, caríssimo, mas com sofás. Estivemos lá até às 9h e fomos ter com o Mate ao hostel onde deveríamos ter dormido (e que foram amorosos, porque nos deixaram cancelar a reserva sem pagar nada). Pudémos ir à casa-de-banho, descansar um bocadinho e da parte da tarde saímos para ir visitar a cidade.

Apesar de toda a gente nos ter dito que Varsóvia não é uma cidade bonita todos nós gostámos muito. Tem construções muito interessantes, e ainda mais quando nos disseram que tudo o que estávamos a ver tinham sido reconstruído depois da 2ª Guerra Mundial a partir de fotografias e pinturas.

O regresso foi feito apenas a 5 porque a Ance e a Liane só tinham autocarro no dia seguinte (isto porque elas só decidiram ir dois dias antes e já não foi possível arranjar bilhetes). Tudo parecia normal mas quase não conseguíamos comprar os bilhetes para voltar à estação secundária (onde chagámos), tivemos que andar a correr no meio da rua, ainda nos perdemos uns dos outros mas depois tudo se compôs.

A viagem de regresso foi óptima (pelo menos para mim) porque dormi quase o caminho todo e ainda chegámos uma hora antes do previsto. Partimos de Varsóvia às 20h30 e chegámos às 6h40 (a previsão era 7h20).

Hoje foi só dormir e internet o dia todo. Relendo este post tenho a sensação que me faltam milhares de coisas, e contratempos pelo menos faltam, mas sinceramente, já está enorme e dou os meus parabéns a quem o leu até ao fim.

Como este texto é enorme e complexo as fotos vêm a seguir.