domingo, 16 de março de 2008

As minhas escolas

Para quem se pergunta se a vida aqui é só passeio e festas, não é. A vida aqui também é ir à escola, ainda que isso não represente a mioria do meu tempo.

Por enquanto estou apenas a frequentar 4 cadeiras, porque as outras duas só vão começar depois da Páscoa. Estão repartidas por 3 dias da semana, cada um numa escola diferente.


Terça-feira - Dizaino ir Technologijų Fakultetas - 2
(Faculdade de design e tecnologias - 2)



Este é o dia de European Union Law and Integration. Já fizemos uma visita de estudo e ao que parece vamos fazer mais. O professor é um porreiro e fala muito bem inglês. A avaliação vai ser feita com duas apresentações de meia hora cada.


Quarta-feira - Dizaino ir Technologijų Fakultetas - 1
(Faculdade de design e tecnologias - 1)



Este é o dia de Lithuanian Language and Culture. A professora é uma querida mas o inglês dela tem demasiado sotaque lituano. As primeiras aulas pareceram fáceis mas agora... Em três horas apanhamos um banho de gramática e vocabulário... Não é fácil...


Quinta-feira - Ekonomikos Fakultetas
(Faculdade de economia
)


À quinta tenho duas disciplinas: Mathematics of Finance e English (advanced).

A matemática é gira mas muito intensiva - 1 capítulo por aula. A avaliação vai ser feita através de um exame e de trabalhos regulares, que basicamente consistem em 20 exercícios para casa por aula. O inglês do professor não é mau de todo, mas às vezes não é fácil explicar matemática numa língua que não é a nossa.

A aula de inglês é uma aventura. A professora fala um ingês muito bom, mas tem uma forma estranha de falar, uma musiquinha compassada que ela usa mesmo quando fala lituano. Estamos a utilizar muito o diálogo na aula, e os temas têm surgido conforme a actualidade: os nossos países, o Dia de S. Valentim, relações de negócios entre países e culturas diferentes, política e para a semana a Páscoa. Avizinham-se aulas de pura gramática.
  

2 comentários:

João Jacinto disse...

Cara amiga Ana, tenho acompanhado as tuas actividades e ainda bem que tudo corre bem. A propósito das tuas aulas, tenho algumas curiosidades que gostava de ser esclarecido: As disciplinas que tu tens aí estão relacionadas com o teu curso? tens equivalências? valem como um semestre normal em Portugal? Aproveita essa grande oportunidade e já agora também tenho um pequeno blogue onde escrevo quando me apetece, tenho um link para o teu, se quiseres visitar, aqui vai: www.jacinto134.blogspot.com

Beijinhos e diverte-te muito

Ana disse...

Bem João, como tu sabes o nosso ISCAL é um bocadinho confuso. Sendo assim, e porque esta coisa do ERASMUS é muito recente no ISCAL, as equivalências não são asseguradas, é preciso sempre pedir a cada professor se dá equivalência ou não. Eles decidem pela análise do programa da cadeira, pela avaliação, etc. Portanto, só tenho equivalência às que me derem equivalência, as outras terei que fazer posteriormente (algumas para o ano, outras vou fazer o exame quando chegar).

Em relação às semelhanças, tentei escolher ao máximo disciplinas parecidas com as que teria este semestre em Portugal: Mathematics of Finance por Cálculo e Operações Financeiras, English advanced por Inglês de Negócios, European Union Law and Integration por Direito Comunitário, Marketing e Marketing Project por Qualidade e Marketing e depois tenho Luthuanian Culture and Language por uma questão de melhor adaptação ao país.

Quanto a equivalências, as duas primeiras estão garantidas, as outras ainda aguardo.