domingo, 10 de junho de 2012

A Escócia e o Harry Potter

Muitas são as ligações entre o mais famoso feiticeiro da história da ficção e o Reino Unido. A verdade é que todos aproveitam para se promover mais um bocadinho e apanhar o barco que a senhora J. K. Rowling lhes proporcionou. Nas últimas férias foi fácil constatar isso, e visitar um ou outro dos sítios que se auto-proclamam fundamentais para a história.

A primeira dessas experiências foi logo em Edinburgh. Esta teoria é tão válida lá, que existem mesmo excursões pelos sítios que, de uma forma ou de outra, influenciaram os livros. Não tendo feito a dita excursão, tive a oportunidade de visitar alguns.

The Elephant House Café

É conhecida a mania que Rowling tinha de escrever em cafés. Ao que parece, os dois que mais utilizava para esse fim era o Nicolson's (atualmente Spoon Cafe Bistro) e o Elephant House Café. Fomos então lanchar ao segundo, onde pude provar pela primeira vez o famoso shortbread (este numa forma fofinha de elefante). Não tenho fotos da fachada, apenas do pormenor do logotipo.

Pormenor da fachada


Shortbread em forma de elefante


George Heriot's School

É supostamente a escola que influenciou a criação de Hogwarts, e consegue perceber-se porquê. É uma escola imponente, de conto de fadas, da qual tirei magníficas fotografias. Ah, espera, não tirei não. Tirei apenas esta miserável:



Pronto, fica esta fotografia que retirei da internet:

Fonte

Glenfinnan

A ponte que ficou imortalizada no filme Harry Potter e a Câmara dos Segredos é um viaduto com uma linha de caminho-de-ferro que colocou esta terra no mapa das atrações turísticas. Como não podia deixar de ser fizemos um pequeno desvio para a conhecer, onde tivémos também a oportunidade de mais uma pequena subida de montanha (montanhinha, vá).

Glenfinnan Viaduct

Cena do filme. Fonte


Vista

Como podem ver tem ainda um memorial, manado construir pelo Príncipe Charles Edward Stuart, em memória da causa Jacobita.



Se tiverem a mesma sorte que eu, pode ser que, do nada, um grupo coral de adolescentes comece a cantar. Sítio certo, à hora certa.




E já agora, foi também nesta terra que nasceram Connor and Duncan MacLeod, na série The Highlander.

Sem comentários: