terça-feira, 19 de junho de 2012

Duas Brancas de Neve numa semana

Na semana passada vi dois filmes sobre a Branca de Neve. Tão diferentes um do outro (logo porque um é uma comédia e o outro não), mas ambos bastante válidos. E o que mais me agradou, nos dois, foi o facto de nenhuma das princesas ser tontinha como se espera da uma princesa Disney. Mas vamos aos filmes.


Mirror, mirror


É um filme de Tarsem Singh, um realizador indiano (nem vos digo como é que ele pôs a sua marca cultural no filme, ahahah), e conta com Julia Roberts no papel da temível Rainha. O que é que se pode dizer? Esta senhora é uma Senhora, e domina completamente qualquer cena em que entra. E protagoniza a mais nojenta sessão de tratamento de beleza a que já assisti na vida.

Este filme, apesar de ser o cómico, é uma sátira perfeita aos tempos que correm: governantes que aumentam impostos a seu bel-prazer para fins que em nada interessam aos que os pagam. As minorias segregadas pela sociedade e os meios (até nada lícitos) que se veem obrigados a usar para garantir a sobrevivência. Ah, e um príncipe tão bonitão como tontinho, que só está ali para provar que, de facto, são as mulheres que dominam o mundo.

E no papel de Snow White (Snow, para os amigos), Lily Collins. A miúda saiu-se mesmo bem. E por aquilo que já vi de fotos dela, acho que devia adotar o estilo Branca de Neve, de cabelo preto e lábios de morango. Gira!

Tem uns efeitos especiais muito interessantes, sendo que a solução que deram ao espelho mágico foi, dos dois filmes, a minha favorita.

Como quase todas as comédias tem uma nota bem fraquinha no IMDb, 5,6/10, mas vale a pena ver, por mais que não seja pelas gargalhadas que vos poderá arrancar.


Snow White and the Huntsman


Quem aqui não é fã da saga Twilight? Eu! Mas assim que vi a bela da Branca de Neve no cartaz de adaga na mão pensei: quero ver este filme! Isso e a figura deslumbrante da Charlize Theron.
O filme é realizado por Rupert Sanders, e ao que parece é o seu primeiro filme (sendo que já anunciou uma sequela... enfim...). Como já disse a Branca de Neve é a Bella do Twilight (Kristen Stewart), o caçador é o Thor (Chris Hemsworth), a rainha é a oscarizada Charlize Theron e o príncipe... sinceramente ninguém neste filme quer saber do príncipe.

Este filme, sem qualquer dúvida, bate o outro por muitos pontos nas imagens lindíssimas que tem. Paisagens de cortar a respiração e de nos obrigar o tempo todo a sussurrar "que lindo!".
Por outro lado, mostra-nos uma rainha muito diferente. É má, sim, e muito. Mas a sua obsessão pela beleza não é simplesmente fútil: há toda uma história por trás, no fundo a caracterização de uma sociedade que só valoriza as mulheres bonitas e as descarta quando não se interessa mais por elas. Como li num sítio qualquer, e acho que foi a própria Charlize a dize-lo, é a sociedade que diz que os homens são como os vinhos finos, que melhoram com a idade, e as mulheres como as flores, que apodrecem rapidamente.

Mas, tenho que dizer que não fiquei particularmente fã do filme incutir a dicotomia "ai, não sei se fico com o louro, ai, não sei se fico com o moreno", o que parece ser uma constante nos filmes hoje em dia, e algo que persegue a pobre Kristen, que se calhar ainda hoje não sabe se prefere vampiros ou lobisomens (sei lá, não conheço a história).

A nota do filme no IMDb surpreendeu-me bastante, 6,6/10, mas penso que seja pelos efeitos especiais, que sinceramente não me convenceram na maior parte do filme. Uma das críticas apontadas ao filme foi precisamente o facto dos anões não serem anões, mas imagens de homens de tamanho standard alteradas por computador. Isso tem gerado alguma polémica, tendo Warwick Davis, que desempenhou já vários papéis, nomeadamente alguns nos filmes da série Harry Potter (Professor Filius Flitwick, Goblin Bank Teller, entre outras personagens), vindo a público dizer que isto é o mesmo que pintar atores brancos para desempenharem papéis de pretos.


Belas coincidências


Lily Collins fez a audição para o papel no Snow White an the Huntsman, mas não conseguiu o papel, tendo acabado por fazer o outro. Já Sam Claflin fez a audição para príncipe no Mirror, mirror mas não conseguiu o papel, tendo ido fazer de príncipe no outro. Bizarro, não?

3 comentários:

Bruno Martins disse...

Os efeitos especiais não te convenceram!?

Eu gostei bastante!!!!

:s

Ana disse...

Achei-os demasiados forçados, principalmente no que se referia a criaturas. Como tu próprio referiste, aquele troll parecia um gif animado posto em cima do filme. E como esse, também outros.

Fora isso gostei muito. =)

Bruno Martins disse...

Sim, mas é principalmente pq... Troll's depois do Lord of the Rings vão sempre parecer... meros cãezinhos de guarda...