quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Actualizações

Nos últimos dias tenho feito muitos posts sobre comida e, convenhamos, nem por isso muito saudável. Por isso mesmo, e para não perder o foco da luta, resolvi fazer uma actualização desde post.

Só para relembrar, no início do ano estava com um peso de 62 kg, ou seja, com um índice de massa corporal (IMC) de de 26,5 - sendo que para ser considerado normal deverá estar entre 18,5 e 24,9. Logo nessa altura o que me propus fazer foi:

  • treinar com assiduidade;
  • reduzir o consumo de doces;
  • reduzir o consumo de pizzas e batatas fritas;
  • controlar (registando) os excessos e o peso.
  • O objectivo era reduzir de peso pelo menos para os 55 kg.

Passados quase 9 meses e meio, sinto que a missão está a ser cumprida. Reduzi em muito o consumo de batatas fritas, reduzi o consumo de doces. Confesso que talvez não tenha reduzido o consumo de pizzas em quantidade de vezes, mas passei a comer em menores quantidades. Tenho o meu calendário sempre actualizado diariamente, com todas as asneiras previamente definidas, com os treinos e com as pesagens.

O resultado até agora? Pesei hoje 53,2 kg - o menor valor até agora - o que resulta num IMC de 22,7.

O que é que mudou?

TREINO
Passei por intensos períodos de treino, principalmente no mês de Agosto. Senti mais resultados quer em termos de perda de peso quer em termos de melhoria da condição física quando apostei na dupla Power Jump/Hidroginástica. Fazia três dias de treino por semana, um em que fazia Power Jump, outro em que fazia Hidroginástica e outro em que fazia os dois. Isto fez com que depois de algum tempo de estagnação eu tenha perdido no mês de Agosto mais de dois quilos.
No último mês tenho estado um pouco mais preguiçosa para treinar.

ALIMENTAÇÃO
Aqui foi onde registei mais alterações. Consegui comer batatas fritas menos de duas vezes por mês, em média.
Em termos de doces consegui passar a comer em restaurantes sem comer sobremesas doces. Consigo entrar num café sem pedir necessariamente um bolo. Consegui reduzir drasticamente a quantidade de doces.
Quanto às pizzas, não reduzi o número de vezes que as como. O que reduzi bastante foi a quantidade que comia em cada vez. Por exemplo, eu encomendava muitas vezes pizzas médias. Agora nunca como mais que pizzas pequenas, ou metades de médias. Penso que essa terá sido a maior evolução.

AINDA FALTA...

O que é que falta? Falta tonificação muscular que não está a acontecer precisamente porque não tenho treinado o suficiente. Falta saber se a minha percentagem de massa gorda já chegou a um nível aceitável (confesso que só medi mais uma vez, em Junho, e estava na mesma.

Isto é uma luta que nunca acaba. Não dá para olhar para a balança, gostar do que vejo, e esquecer o assunto. Porque assim voltaria ao excesso de peso num instantinho. Por isso o post de hoje. Para não me esquecer que não dá para fazer muitas vezes jantar de panquecas, nem para ter preguiça de ir treinar.

Sem comentários: