segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Halloween disaster

Lembraram-me ontem que faz hoje um ano estava eu a passear em Nova Iorque e a preparar-me para assistir à New York City Halloween Parade.

Eu própria quis ter o meu disfarce de Halloween.

A única foto que eu tenho do desfile.

E um pequeno vídeo que fiz.

Foi talvez por isso que este ano tive uma vontade grande de comemorar o Halloween. Isso e:
  • um convite para assistir a um concerto de Moonspell em Almada;
  • um passo a passo maravilhoso para uma maquilhagem de Corpse Bride que teve que ser abandonado porque a roupa exigia muito investimento;
  • um projecto de máscara para dead cheerleader, com direito a maquilhagem, buracos de balas, roupa rasgada e cabelos desgrenhados;
  • feridas falsas compradas no Ebay;
  • convites para festa de amigos.

E eis que, depois de bilhetes e feridas falsas comprados, expectativas geradas, esta totó que vos escreve repara que o Halloween é numa segunda-feira e...

SEGUNDA-FEIRA É DIA DE AULAS! =(

Enfim, nada feito. A única coisa que sobrou para assinalar o dia foram três velinhas muito fofas de abóbora que comprei no Lidl. E quatro horas de aulas.



Happy Halloween for those who can!

domingo, 30 de outubro de 2011

Hoje no PRIMO

Virgem Suta em grande, recriando Carmen Miranda.


Gosto muito!

E o Nuno Lopes. Gosto tanto do Nuno Lopes. Quero um toque de despertador com o Nuno Lopes a fazer voz de "programa nocturno de rádio" e a dizer «bom dia, são horas de acordar; vá lá, eu sei que custa mas hoje está um dia lindo». A sério, vão lá ouvir o podcast do PRIMO de hoje (para quem não sabe, Rádio Comercial, com o Palmeirim e o Markl) e depois digam se eu não tenho razão.

E é isto.

sábado, 29 de outubro de 2011

Grande vergonha

Governo Francês proibe vegetarianismo nas escolas

Quem acredita que os animais não são nossos para os comermos é agora em França um cidadão de segunda.

Um Decreto-Lei de 2 de Outubro de 2011 (1) determina que todas as refeições servidas em cantinas escolares em França devem conter produtos animais e que carne e peixe serão servidos com uma frequência mínina pré-estabelecida. Isto implica que por lei, daqui em diante nenhum vegetariano pode comer em nenhuma escola pública ou privada em França.

Seis milhões de crianças em idade escolar são agora obrigadas a comer animais, quer queiram quer não. Para muitas famílias almoçar em casa não é uma opção. No máximo, a um estudante vegetariano será permitido deixar o animal no prato e por conseguinte ficar com refeições desequilibradas.

Em seguimento de uma lei votada no ano passado pelo Parlamento Francês (2), medidas semelhantes serão tomadas em breve em relação a quase todos os serviços de catering, dos infantários aos hospitais, prisões e lares de terceira idade. O vegetarianismo terá sido por essa altura banido para uma grande parte da população.

Estas medidas querem, pretensamente, a todo o custo assegurar a qualidade nutricional das refeições. Carne animal é imposta como a única fonte de proteína e ferro e os lacticínios como as únicas fontes de cálcio, minimizando o facto de todos estes nutrientes serem obtidos tanto em qualidade como em quantidade em fontes minerais e vegetais. O facto de ser reconhecido internacionalmente que dietas vegetarianas cuidadas, incluindo dietas totalmente vegetarianas ou veganas, são saudáveis, nutricionalmente adequadas e podem trazer benefícios para a saúde na prevenção e tratamento de certas doenças e que dietas vegetarianas bem planeadas são adequadas para o indivíduo durante todas as fases da vida, incluíndo gravidez, amamentação, infância, adolescência e mesmo para atletas (3) é quase ignorado.

Nenhuma consideração prática garante uma proibição cega do vegetarianismo, mesmo nas cantinas onde a administração esteja disposta a oferecer alternativas vegetarianas ou veganas. Este decreto é, portanto, uma violação arbitrária dos direitos dos cidadãos franceses vegetarianos.

A União Vegetariana Europeia quer salientar que a decisão que muitos cidadãos tomaram de não comer animais não é um mero capricho dietético ou uma escolha inconsequente de uma estilo de vida, mas baseia-se para muitos numa visão profunda dos princípios de como os animais deveriam ser tratados. Um governo democrático não pode restringir arbitrariamente os princípios dos seus cidadãos ou a sua prática. A declaração dos direitos fundamentais da União Europeia, ratificada pelos estados membros incluindo a França, afirma que: todos têm o direito à liberdade de pensamento, consciência e religião. Este direito inclui a liberdade para mudar de religião ou crença e a liberdade, quer a sós ou em comunidade, em público ou em privado, de manifestar religião ou crença, em oração, ensino, prática e observância (4).

O debate público em torno dos direitos dos animais e o estatuto moral dos animais é tão activo em França como noutros países. Os cidadãos são livres de escolher a sua posição sobre estes temas, e aqueles que acreditam que em consciência não podem aceitar comer animais não podem ser discriminados.

Um governo não pode decidir um debate filosófico, ético e político restringindo os direitos daqueles que discordam com as suas posições. Desde há anos, a posição oficial do governo francês tem sido abertamente hostil ao vegetarianismo (5). O ministro francês da agricultura Bruno Lemaire, declarou em Janeiro de 2010 que a meta do governo e a sua política de nutrição pública era defender o modelo de agricultura francês e contrariar iniciativas como a encabeçada por Paul McCartney, aconselhando a redução do consumo de carne (6).

A União Vegetariana Europeia exige que os recentes decretos-leis governamentais proibindo o vegetarianismo em cantinas escolares sejam revogados e que o governo Francês respeite os direitos civis dos seus cidadãos vegetarianos.

Renato Pichler

Presidente da União Vegetariana Europeia (EVU)

--------------------------------------
Notas:

1. Decreto nº 2011-1227 de 30 de Setembro de 2011; fim de 30 de Setembro de 2011.

2. "Lei pela modernização da agricultura e pescas" publicado em 27 de Julho de 2010 .

3. Posição da American Dietetic Association

4. Carta de Direitos Fundamentais da União Europeia, artigo 10.1

5. Um exemplo é o site mangerbouger.fr, onde o único conselho nutricional dado a um adolescente relativamente á sua vontade em tornar-se vegano é "para seu bem não siga essa dieta!"
(www.mangerbouger.fr/pro/IMG/pdf/guide_adolescents-2.pdf, página 11).

6. http://tinyurl.com/FlashLeFigaro


FONTE

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Fechar mais cedo o Metro de Lisboa

O deputado Bruno Dias, do PCP, questionou hoje o ministro da Economia sobre o possível encerramento da rede de Metro de Lisboa depois das 23 horas.

De acordo com o deputado comunista, o estudo foi pedido pelo Governo à administração do Metro de Lisboa e contempla ainda o encerramento de algumas estações a partir das 21 horas, nomeadamente entre Odivelas e Campo Grande e Colégio Militar e Amadora.
FONTE

Será que o senhor ministro alguma vez andou de metro às 23h? Se calhar devia, antes de mandar fazer estudos destes. Mas eu posso dizer-lhe algumas coisas.

Muitas faculdades com ensino nocturno (como o caso da minha) acabam às 23h ou às 22h30, o que significa que centenas ou milhares de estudantes iriam ficar sem transporte para regressar a casa.
Muitas pessoas regressam do trabalho a essa hora: os trabalhadores de lojas, pessoal que trabalha em limpezas, que muitas vezes funcionam depois do encerramento de escritórios e lojas, só para citar alguns exemplos.
Em suma, às vezes, às 23h, não há lugares sentados no metro. Sim, andam cheios.

E depois, qual é a alternativa? Andar de taxi? Talvez com o ordenado do senhor ministro dê, mas para a maioria das pessoas não será possível. Ou então se calhar o melhor é aumentar o número de carros na cidade. Claro que quem não tem, azar, não é? E que simpático seria fazê-lo agora que começa a época da chuva?




Há coisas que não se percebem. E esta gente cada vez que acorda vomita uma medida nova para #&@!§ o povo.

O mais engraçado é que ele nem respondeu à pergunta que lhe foi colocada. Que vergonha!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Luz ao fundo do túnel (?!)

Fonte


Para não nos deixarmos levar para o abismo dia 24 de Novembro
VAMOS FAZER GREVE GERAL

domingo, 23 de outubro de 2011

Chegou o Outono

E claro que não chegou com friozinho a puxar castanhas assadas e cachecóis, nem com os passeios cheios de folhas amarelas. Chegou com chuva.


Não vale estar sempre a queixar do tempo que está mas...

... eu não tenho chapéu de chuva.

sábado, 22 de outubro de 2011

Coisas que quero experimentar no Outono

Como ultimamente só coloco posts sobre comida... digamos... menos saudável, aqui estão duas receitas que quero muito experimentar.

A primeira receita foi traduzida do site My Fare Foodie. É uma sopa de abóbora, uma receita desintoxicante, vegan, sem glúten, com poucas calorias, e deliciosa (dizem eles, eu ainda não provei).

Curried Pumpkin Soup

Ingredientes
(Para 2 chávenas de desintoxicação ou uma tigela grande)

4.5dl abóbora
1/2 chávena de leite de coco light
1/2 colher de chá de caril em pó
1/8 colher de chá de cominhos
1/8 colher de chá de pimenta caiena
1/8 colher de chá de gengibre em pó
1/4 colher de chá de canela
1/8 colher de chá de alho em pó
1/4 colher de chá de sal
1 folha de louro
Lasca de cebola

Misture todos os ingredientes numa panela em lume médio. Mexa bem até estar tudo combinado. Em vez de cortar a cebola, eu gosto de apenas ferver um pedaço na sopa. Ele acrescenta sabor à sopa mas não a torna robusta - é uma coisa de textura. Adicione mais leite de coco à sopa, se quiser a consistência mais fina. Mexa constantemente por cerca de 5-10 minutos. Remover o pedaço de cebola e a folha de louro. Tempere com mais sal e pimenta, se necessário, e divirta-se!


A outra foi traduzida de Healthful Pursuit, e é um batido cremoso e leve, muito rico em fibra que por ter abóbora ajuda a manter o estômago saciado.

Pumpkin Spice Smoothie

Ingredientes
(Para 2 chávenas)

1 chávena de leite não-lácteo (ex: de amêndoas sem açúcar, de arroz, de soja)
1/2 chávena de abóbora enlatada
1/2 banana
1 colher de sopa de passas ou 1 / 2 colher de chá de ácer
1/2 colher de extrato de baunilha
1/4 colher de sopa de canela em pó
1/8 colher de chá de gengibre em pó
pitada de noz-moscada
pitada de cravo em pó

Cobertura de coco batido (opcional - para substituir natas)
Furar o fundo de uma lata de leite de coco gelada para drenar a parte líquida do leite. Em seguida, abra a parte superior da lata e deite o leite sólido com 2 colheres de sopa de mel na tigela de vidro refrigerada. Bata com batedeira por 15 segundos antes de adicionar o açúcar de coco em pó e misturar por mais 15 segundos. Coloque de volta no frigorífico até que esteja pronto para uso.

Coloque tudo menos a cobertura no liquidificador. Misture até ficar homogéneo. Despeje no seu copo favorito e coloque um par de colheres de sopa de coco chantilly por cima.
Polvilhe com canela, se desejar!

Estas e outras receitas compiladas aqui. Dá vontade de experimentar ou não?

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O dia em que me vi obrigada a concordar com o Bagão Félix

Não faz é sentido que, para comprar um automóvel de grande cilindrada, se pague a mesma taxa que se paga na luz de casa ou na papa de bebé.
Bagão Félix

Fonte

Alguém como tu

Para os fãs da Adele. Uma versão mais ressabiada de Someone like you, ao melhor estilo das Manhãs da Comercial. Ah, com Mário Laginha ao piano.


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Com isto não contava o Passos Coelho

Fonte


Pensava ele que íamos estar todos distraídos, a pensar em futebol e reality shows. Mas não estamos! Amanhã:

Desfile de indignação e protesto
Do Chiado para a Rua Augusta
18 de Outubro - 18 horas

sábado, 15 de outubro de 2011

Tu ias?

"Imagina ires ao cinema, não sabes de nada, compras 2 entradas, vais a entrar e dos 150 lugares, só restam 2 lugares, e bem lá no meio ... tu ias?"



Faltou um inquérito prévio à porta a todos os casais, que perguntasse "consideram-se pessoas preconceituosas?" ou "costumam discriminar outras pessoas pela sua aparência?". Aposto que todos diriam que não.
Espero que no mínimo lhes tenha servido para pôr a mão na consciência, e a todos os que vejam este vídeo.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sobre o anúncio do Primeiro-Ministro

Estive quase para não vir aqui escrever nada sobre este assunto, tão desolada que fiquei ontem ao saber do teor das declaração de PPC. Mas isso seria calar a minha indignação, e isso, como saberão, eu não faço.

O cenário avizinha-se negro. Corte total do subsídio de férias e natal para salários superior a 1000€ e de um deles para salários entre o salário mínimo e 1000€. Sim, é para os funcionários públicos (FP) e isso deve deixar alguns muito felizes (os que se esquecem que a professora do filho é FP, ou a enfermeira que o tratará quando precisar, etc). Mas desenganem-se. Um dos destaque do Sapo é hoje "Patrões admitem cortar subsídios de férias e de Natal no privado". E para o sector privado foi aumentada a carga horária em meia hora diária sem receberem mais por isso.
Mas há mais. Aumento do IMI. Corte nas deduções ao IRS. Muitos produtos de consumo diário passarão de 6% de IVA para 13%. E em alguns casos para 23%, como na restauração e na cultura. O que se podia esperar do país sem Ministério da Cultura?

Sobre tudo isto, deixo as declarações de Bernardino Soares. Porque qualquer economista dirá que sem rendimentos, não haverá consumo, e sem consumo das famílias haverá necessariamente um decrescimento da Economia. Porque o Governo pensa que vai buscar mais receita com o aumento do IVA nestes dois sectores? Ou será que as pessoas, que já vão ganhar menos, vão deixar de ir a um restaurante, ou a um teatro, ou ao cinema? E depois em vez de tributar 6 ou 13% de 1000, vai tributar 23% de 10. Olha que coisa inteligente!



Não se calem!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

My International Suit Up Day


Porque quase não chegava a tempo de registar este momento, claro que hoje comemorei o ISPD. Dizem vocês - mas isso não é um fato!
E eu respondo - pois não. Mas a meu favor tenho dois argumentos:

  1. Está um calor dos diabos e eu ando a pé e de transportes públicos.
  2. Quando vesti hoje de manhã o que usei no ano passado, parecia uma criança com a roupa da mãe.


Espero que todos tenham tido um óptimo ISPD!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Actualizações

Nos últimos dias tenho feito muitos posts sobre comida e, convenhamos, nem por isso muito saudável. Por isso mesmo, e para não perder o foco da luta, resolvi fazer uma actualização desde post.

Só para relembrar, no início do ano estava com um peso de 62 kg, ou seja, com um índice de massa corporal (IMC) de de 26,5 - sendo que para ser considerado normal deverá estar entre 18,5 e 24,9. Logo nessa altura o que me propus fazer foi:

  • treinar com assiduidade;
  • reduzir o consumo de doces;
  • reduzir o consumo de pizzas e batatas fritas;
  • controlar (registando) os excessos e o peso.
  • O objectivo era reduzir de peso pelo menos para os 55 kg.

Passados quase 9 meses e meio, sinto que a missão está a ser cumprida. Reduzi em muito o consumo de batatas fritas, reduzi o consumo de doces. Confesso que talvez não tenha reduzido o consumo de pizzas em quantidade de vezes, mas passei a comer em menores quantidades. Tenho o meu calendário sempre actualizado diariamente, com todas as asneiras previamente definidas, com os treinos e com as pesagens.

O resultado até agora? Pesei hoje 53,2 kg - o menor valor até agora - o que resulta num IMC de 22,7.

O que é que mudou?

TREINO
Passei por intensos períodos de treino, principalmente no mês de Agosto. Senti mais resultados quer em termos de perda de peso quer em termos de melhoria da condição física quando apostei na dupla Power Jump/Hidroginástica. Fazia três dias de treino por semana, um em que fazia Power Jump, outro em que fazia Hidroginástica e outro em que fazia os dois. Isto fez com que depois de algum tempo de estagnação eu tenha perdido no mês de Agosto mais de dois quilos.
No último mês tenho estado um pouco mais preguiçosa para treinar.

ALIMENTAÇÃO
Aqui foi onde registei mais alterações. Consegui comer batatas fritas menos de duas vezes por mês, em média.
Em termos de doces consegui passar a comer em restaurantes sem comer sobremesas doces. Consigo entrar num café sem pedir necessariamente um bolo. Consegui reduzir drasticamente a quantidade de doces.
Quanto às pizzas, não reduzi o número de vezes que as como. O que reduzi bastante foi a quantidade que comia em cada vez. Por exemplo, eu encomendava muitas vezes pizzas médias. Agora nunca como mais que pizzas pequenas, ou metades de médias. Penso que essa terá sido a maior evolução.

AINDA FALTA...

O que é que falta? Falta tonificação muscular que não está a acontecer precisamente porque não tenho treinado o suficiente. Falta saber se a minha percentagem de massa gorda já chegou a um nível aceitável (confesso que só medi mais uma vez, em Junho, e estava na mesma.

Isto é uma luta que nunca acaba. Não dá para olhar para a balança, gostar do que vejo, e esquecer o assunto. Porque assim voltaria ao excesso de peso num instantinho. Por isso o post de hoje. Para não me esquecer que não dá para fazer muitas vezes jantar de panquecas, nem para ter preguiça de ir treinar.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

The gift

Hoje os The Gift tocaram esta música ao vivo via Skype na Rádio Comercial, em directo de Beverly Hills. Grande pinta, não?


domingo, 9 de outubro de 2011

Dinner time!

Hoje vai haver jantar de festa! Agora é isto aos domingos.

Para quem quiser fazer igual, vai ser assim:




Ah, ainda não decidi se o topping vai ser salgado ou doce. Se calhar dos dois: umas de jantar, outras de sobremesa.
YAY!

ACTUALIZAÇÃO: Ficaram assim (uma que quase não chega viva à hora da foto!):


sábado, 8 de outubro de 2011

Cão perdido em Caneças, que talvez seja de LOURES

Foi encontrado ontem, à saída do concerto dos Cor De Nada.

Está limpo e é tão, mas tão meigo que nem parece verdade. Estava a tremer e deve ter sido atropelado.

Uns putos parvos dizem que o trouxeram na 3f do fogo que houve em Loures. Terá ele perdido o rumo a sua casa?!

Por favor, passem a palavra para tentarmos encontrar os donos deste menino:


Texto e imagem

Momento ohhhhhhh da semana

Que coisa mais fofa!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Para selar a loucura do dia de hoje

Porque dormi até às 13h e achei pouco (já passava bem das 6h quando fui dormir).

Porque fiz um trabalho bem engraçado de tarde, muito fora da minha área de conhecimentos, da minha zona de conforto.

Porque comemorei a implantação da república na praia - sim, em Outubro, em Portugal.

Porque comi batatas fritas ao jantar - foi muito mais forte do que eu.

Porque quase fiquei ché ché!



E porque a expressão do dia é "high dose!". Mas isso era muito comprido para explicar agora.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Isto é que é poder!


E a Adele ter 3 dos primeiros cinco lugares do TNT? E dois dele serem o primeiro e segundo? Isto é que é poder!
Esta era a visão do site da Rádio Comercial hoje de manhã. Muito bem, miúda!

sábado, 1 de outubro de 2011

Midnight in Paris

Sabem aqueles filmes que toda a gente recomenda, e quando chegam ao cinema descobrem que são melhores ainda?

Foi o que eu senti com Midnight in Paris. Amor à primeira vista.


Tanta coisa óbvia que há para gostar neste filme: Woody Allen, Owen Wilson, Rachel McAdams, Paris (para quem gosta). Mas isso é só uma parte tão pequenina do todo.

Digo-vos que é difícil não ser spoiler, por isso vou-me cingir a factos mais genéricos. A genialidade do Woody Allen aparece em cada frame, e só a introdução do filme vale bem o dinheiro do bilhete. Depois é um filme que inclui Cole Porter, F. Scott e Zelda Fitzgerald, Ernest Hemingway, Gertrude Stein, Picasso, Dalí, T.S. Eliot, Matisse, Gauguin, Degas e tantos outros. Os anos 20 e a belle époque. E um milhão de brilhantes citações que poderia fazer.

A sério, não percam a oportunidade de poder ver este filme numa tela gigante, em tão boa companhia quanto possível, porque será certamente inesquecível. Valeu-lhe um valente 8,1/10 no IMDb, e como sempre, fica o trailer:




E para terminar:
Hemingway: All men fear death. It's a natural fear that consumes us all. We fear death because we feel that we haven't loved well enough or loved at all, which ultimately are one and the same. However, when you make love with a truly great woman, one that deserves the utmost respect in this world and one that makes you feel truly powerful, that fear of death completely disappears. Because when you are sharing your body and heart with a great woman the world fades away. You two are the only ones in the entire universe. You conquer what most lesser men have never conquered before, you have conquered a great woman's heart, the most vulnerable thing she can offer to another. Death no longer lingers in the mind. Fear no longer clouds your heart. Only passion for living, and for loving, become your sole reality. This is no easy task for it takes insurmountable courage. But remember this, for that moment when you are making love with a woman of true greatness you will feel immortal.