segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pela defesa dos transportes públicos

A propósito do post que escrevi sobre os cortes nos transportes públicos, existe agora uma petição pela defesa dos transportes públicos no concelho de Odivelas.

Para: Ministro responsável pelos Transportes e dado conhecimento aos grupos parlamentares

Pela defesa dos Transportes Públicos no Concelho de Odivelas

Contra a Redução do Horário do Metro!

Contra a extinção dos autocarros da Carris!

O plano de reestruturação dos transportes públicos, que o governo PSD/CDS tem em preparação, estabelece que o Metro passe a fechar às 23 horas (agora encerra à uma da manhã), e às 21H30 no percurso Campo Grande - Odivelas e Pontinha - Amadora.

Na Carris, prevê o corte do autocarro 36 entre o Sr. Roubado e as Patameiras e a extinção dos autocarros da Rede da Madrugada: 206 que faz o percurso Cais do Sodré – Odivelas e 205 que serve a freguesia da Pontinha. Supressão do serviço noturno do 724 que faz o percurso Ajuda – Pontinha e encurtamento do percurso do 726, na Pontinha.

Estas medidas vão penalizar a população do concelho de Odivelas e todos aqueles que, morando noutros concelhos, utilizam as linhas de Metro e Carris de Odivelas e da Pontinha.

A nova estratégia do governo aposta também na alteração do sistema tarifário (bilhetes e passes sociais) que terá como resultado o aumento brutal dos custos dos transportes a suportar pelos utentes. Por um lado aumentam os preços e por outro querem retirar-nos os transportes.

Estas medidas têm por objetivo central a privatização destas empresas. O Metro e a Carris são serviços públicos de transporte, não podem ser transformadas em empresas privadas onde o principal objetivo é o lucro e não o interesse público das populações.

Os peticionários, utentes do Metro e da Carris, manifestam o seu protesto contra estas medidas e exigem do Governo a manutenção da atual rede de transportes públicos no concelho de Odivelas.

Exigimos ser tratados com respeito!

Não queremos voltar ao passado!

Os signatários

Se são contra estas medidas, que certamente irão prejudicar muito utentes do Metro e da Carris, podem assinar a petição aqui.

Sem comentários: