terça-feira, 22 de novembro de 2011

Do novo acordo ortográfico


Sou das que não gosta do novo acordo ortográfico (nAO). Sou das que tem reacções alérgicas a coisas como atividade, espetadores ou ótimo. Por isso sempre disse: mesmo quando passar a ser obrigatório, eu não vou escrever essa língua que não é minha. Nunca verão este blog dizer que «fui ver um espetáculo». Achava que podia deixar esse exercício para documentos oficiais, e cá na minha vidinha continuar a escrever em português.

Mas eis que me deparo com a situação de ter de começar a escrever com o nAO. Se os meus professores ainda não estão a ser rigorosos com essa situação (só este quadrimestre já cá cantam 4 trabalhos feitos sem recorrer ao nAO), a verdade é que tenho uma dissertação para escrever. 80 a 100 páginas numa língua que não domino. =/

Por isso não se admirem se, resignada, um dia este blog passar a ser escrito ao abrigo do nAO. Enfim, vou abraçar esta missão qual camponês do século XIX que viu pela primeira vez uma lâmpada e achou que isso nunca iria pegar. Mas um dia, lá acendeu a lâmpada.

4 comentários:

Márcio D'Astrain disse...

Acho muito bem que lutes pela causa que acreditas! E se não queres escrever numa língua que dizem ser o "português", não escrevas! Eu luto junto a ti ^^

Bruno Martins disse...

Aninhas: não precisas desse esforço todo. Instala o correCtor automático...

Funcionou comigo.

Bjs
BM

Ana disse...

Márcio, lutar sempre, mas há situações onde não poderei escapar a isso, como em documentos oficiais da Junta ou na Faculdade.
=S
Bj

Ana disse...

Não consigo instalar no meu... Se calhar a Apple é contra o nAO. Ahahah
De qualquer forma, parece-me pouco prático (e seguro) depender do corrector ortográfico do Word... Eu costumava ter 5 e 19 a Português...

Bj