quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Migas de Broa de Milho com couve e feijão preto

Ultimamente tenho feito uns prato dos quais muito me tenho orgulhado. Este é hiper simples, e muito delicioso. Eu comi-o ao almoço como refeição principal. Por pesquisa percebi que há que o utilize como acompanhamento. E como na cozinha vale (quase) tudo, experimentem com o que mais vos agradar.



Ingredientes:

  • Couve para caldo verde (há quem faça com grelos de nabo)
  • Feijão (do tipo que quiserem; este foi com feijão preto, era o que havia cá em casa, mas muita gente faz com feijão frade ou feijão encarnado)
  • Broa de milho
  • Azeite
  • Alho
  • Sal, qb


Coze-se a couve e o feijão, separados, em água com sal. Se o feijão for de lata não é necessário fazer nada.
Esfarelar a broa na totalidade. Pode tirar-se a côdea, mas pessoalmente fiz com tudo e resultou bem.
Picar os dentes de alho bem miúdos e levar a aquecer juntamente com o azeite, até ficarem macios mas não para fritarem.
Retirar a água das couves e do feijão. Convém guardar um pouco da água da couve.
Misturar a broa, o feijão e as couves no azeite.
Juntar um pouco da água da cozedura das couves para ligar tudo. A quantidade de água vai depender do gosto de cada um. Eu prefiro usar apenas o indispensável, de forma a que não fique qualquer água no fundo.

E pronto. Aproveitar o petisco por si só ou como acompanhamento. Hmmm...

Sem comentários: