terça-feira, 29 de novembro de 2011

Quero taaaaanto isto!


São só a coisa mais fofa do mundo! São copos para medir. Imaginem o espectacular que é fazer panquecas com farinha medida nestas bonequinhas. Eu andava à procura destas medidas, porque faço muitas receitas americanas que são medidas em 1 chávena, meia chávena, etc, e isto apareceu no momento certo. São lindas!

E estão aqui. Pergunto-me: quanto tempo vou conseguir resistir a estas belezas? Pouco, penso eu. =)


Atualização | 7/02/2012: Já tenho! Já tenho! Chegaram hoje. São tão lindas!


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Conhecem a Marta Hugon?

Eu já sou muito fã! =D



.

Esta música faz parte do terceiro álbum, A Different Time. Podem ver o álbum completo aqui ou aqui.

domingo, 27 de novembro de 2011

Para alegrar o nosso domingo

Porque hoje é domingo e eu tenho que estudar programação linear, aqui fica um miminho para alegrar o domingo de todos.




Em homenagem à selecção de rugby da Nova Zelândia e à sua famosa HAKA.

sábado, 26 de novembro de 2011

Será a melhor música de Natal de sempre?

Desculpem malta da Comercial, gosto muito das vossas músicas de Natal, mas esta tem meninos fofinhos a dizer parvoíces. E está inserida num episódio que diz outra vez que a Ramada é só uma das mais lindas freguesias de Odivelas.






É verdade! Já viram o episódio 4 do Fora da Box? Está aqui, a comprovar mais uma vez q'"A Ramada é linda!"

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Para quem não teve oportunidade de ver

Uma entrevista que revela o Homem, dos valores, da missão, da família. Muito boa, mesmo.



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Este blog está em greve!



Acabada de regressar dum piquete de greve não posso deixar de lamentar que os trabalhadores que não aderiram à greve não tenham em conta que:
1. Os seus patrões estão em casa a contar milhões enquanto eles ganham salários de miséria;
2. Que o dia de salário que não perdem ou as horas extras que ganham a substituir colegas que fazem greve (vergonha!) não compensam os cortes salariais que vão sofrer, os aumento de impostos, a perda dos subsídios, o dia em que forem despedidos e que forem para casa com nenhuma (ou quase nenhuma) indemnização;
3. O dia em que abrirem os olhos e quiserem fazer greve se calhar esse também é um direito que já lá vai!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Migas de Broa de Milho com couve e feijão preto

Ultimamente tenho feito uns prato dos quais muito me tenho orgulhado. Este é hiper simples, e muito delicioso. Eu comi-o ao almoço como refeição principal. Por pesquisa percebi que há que o utilize como acompanhamento. E como na cozinha vale (quase) tudo, experimentem com o que mais vos agradar.



Ingredientes:

  • Couve para caldo verde (há quem faça com grelos de nabo)
  • Feijão (do tipo que quiserem; este foi com feijão preto, era o que havia cá em casa, mas muita gente faz com feijão frade ou feijão encarnado)
  • Broa de milho
  • Azeite
  • Alho
  • Sal, qb


Coze-se a couve e o feijão, separados, em água com sal. Se o feijão for de lata não é necessário fazer nada.
Esfarelar a broa na totalidade. Pode tirar-se a côdea, mas pessoalmente fiz com tudo e resultou bem.
Picar os dentes de alho bem miúdos e levar a aquecer juntamente com o azeite, até ficarem macios mas não para fritarem.
Retirar a água das couves e do feijão. Convém guardar um pouco da água da couve.
Misturar a broa, o feijão e as couves no azeite.
Juntar um pouco da água da cozedura das couves para ligar tudo. A quantidade de água vai depender do gosto de cada um. Eu prefiro usar apenas o indispensável, de forma a que não fique qualquer água no fundo.

E pronto. Aproveitar o petisco por si só ou como acompanhamento. Hmmm...

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Do novo acordo ortográfico


Sou das que não gosta do novo acordo ortográfico (nAO). Sou das que tem reacções alérgicas a coisas como atividade, espetadores ou ótimo. Por isso sempre disse: mesmo quando passar a ser obrigatório, eu não vou escrever essa língua que não é minha. Nunca verão este blog dizer que «fui ver um espetáculo». Achava que podia deixar esse exercício para documentos oficiais, e cá na minha vidinha continuar a escrever em português.

Mas eis que me deparo com a situação de ter de começar a escrever com o nAO. Se os meus professores ainda não estão a ser rigorosos com essa situação (só este quadrimestre já cá cantam 4 trabalhos feitos sem recorrer ao nAO), a verdade é que tenho uma dissertação para escrever. 80 a 100 páginas numa língua que não domino. =/

Por isso não se admirem se, resignada, um dia este blog passar a ser escrito ao abrigo do nAO. Enfim, vou abraçar esta missão qual camponês do século XIX que viu pela primeira vez uma lâmpada e achou que isso nunca iria pegar. Mas um dia, lá acendeu a lâmpada.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pela defesa dos transportes públicos

A propósito do post que escrevi sobre os cortes nos transportes públicos, existe agora uma petição pela defesa dos transportes públicos no concelho de Odivelas.

Para: Ministro responsável pelos Transportes e dado conhecimento aos grupos parlamentares

Pela defesa dos Transportes Públicos no Concelho de Odivelas

Contra a Redução do Horário do Metro!

Contra a extinção dos autocarros da Carris!

O plano de reestruturação dos transportes públicos, que o governo PSD/CDS tem em preparação, estabelece que o Metro passe a fechar às 23 horas (agora encerra à uma da manhã), e às 21H30 no percurso Campo Grande - Odivelas e Pontinha - Amadora.

Na Carris, prevê o corte do autocarro 36 entre o Sr. Roubado e as Patameiras e a extinção dos autocarros da Rede da Madrugada: 206 que faz o percurso Cais do Sodré – Odivelas e 205 que serve a freguesia da Pontinha. Supressão do serviço noturno do 724 que faz o percurso Ajuda – Pontinha e encurtamento do percurso do 726, na Pontinha.

Estas medidas vão penalizar a população do concelho de Odivelas e todos aqueles que, morando noutros concelhos, utilizam as linhas de Metro e Carris de Odivelas e da Pontinha.

A nova estratégia do governo aposta também na alteração do sistema tarifário (bilhetes e passes sociais) que terá como resultado o aumento brutal dos custos dos transportes a suportar pelos utentes. Por um lado aumentam os preços e por outro querem retirar-nos os transportes.

Estas medidas têm por objetivo central a privatização destas empresas. O Metro e a Carris são serviços públicos de transporte, não podem ser transformadas em empresas privadas onde o principal objetivo é o lucro e não o interesse público das populações.

Os peticionários, utentes do Metro e da Carris, manifestam o seu protesto contra estas medidas e exigem do Governo a manutenção da atual rede de transportes públicos no concelho de Odivelas.

Exigimos ser tratados com respeito!

Não queremos voltar ao passado!

Os signatários

Se são contra estas medidas, que certamente irão prejudicar muito utentes do Metro e da Carris, podem assinar a petição aqui.

sábado, 19 de novembro de 2011

Fim de ciclo

Ando há duas semanas a decidir se escrevo ou não este post. Não queria que fosse mal interpretado, que gerasse reacções opostas daquelas que queria passar. Mas enfim, lembrei-me que este blog foi criado precisamente devido a uma experiência académica, por isso faz todo o sentido que outras sejam aqui partilhadas.

Bom, para situar, desde Setembro que me encontro a frequentar o mestrado em Contabilidade e Gestão das Instituições Financeiras no ISCAL. Foi a minha primeira opção? Não foi. Mas percebi que há que aceitar as oportunidades quando elas aparecem. Na volta pode revelar-se uma excelente ideia - é o que espero. E é engraçado como desde os tempos que achava que ia ser engenheira civil o meu avô já dizia para não me preocupar, que depois ele falava com o gerente do banco dele para ele me dar emprego.

No mês passado fui contactada pelo Gabinete de Relações Públicas, Comunicação e Imagem da minha escola para me informarem que iria receber o prémio de melhor aluna a concluir o meu curso (Contabilidade e Administração - Ramo de Gestão e Administração Pública) no ano lectivo passado.
Sinceramente, não esperava. Não tive uma média espectacular e não tive contacto com os alunos do terceiro ano, por isso não sabia quem tinha acabado e com que notas. Fiquei contente, claro que sim. Foi a segunda vez que fui a uma aula inaugural (a que falei aqui) para receber um prémio. Tinha acontecido no primeiro ano com a disciplina de Matemática I, e agora com a média final de curso.

Esta coisa dos prémios tem muito que se diga e vale o que vale. Todos têm as mesmas oportunidades? Dificilmente. Então é certo que os resultados finais serão influenciados por isso.
Mas seja como for é difícil não sentir um certo orgulho no percurso, que incluiu uma dura passagem do dia para o pós-laboral, o espectacular período de ERASMUS (cujas notas muito contribuíram para este prémio), as horas de trabalhos individuais e de grupo, um projecto final muito proveitoso, uma Contabilidade de Custos acabada a ferros e muitas horas de trabalho paralelas. E nem vale a pena enumerar as mudanças na vida pessoal. Nunca mais acabava este post.

E pronto, espero que percebam que o objectivo não é vir para aqui dizer que sou muita boa. É mesmo partilhar as coisas boas, mais do que vir para aqui só lamentar os contratempos.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Green Hummus Recipe

A pedido de várias famílias aqui fica a receita do meu molho verde, que é DE-LI-CI-O-SO!!!
As utilizações são inúmeras, e tanto pode servir para fazerem uns canapés, para comerem com nachos como, pasmem-se, para comerem com esparguete. É verdade, eu experimentei e resultou muito bem.

Posto isto aqui fica o vídeo com a receita. Os ingrediente estão abaixo. Fica só a nota de que eu usei coentros em vez de manjericão, porque não consegui arranjar por aqui, e ficou muito bom. Ah, e meia receita, para mim, deu-me para ver este molho cá em casa durante 3 dias. Rende bastante.




ingredientes:
1/3 chávena folhas de manjericão fresco escaldadas
1 lata (± 420g) feijão branco, escorrida
1 lata (± 420g) de grão de bico, escorrida
4 dentes de alho picados
1 ou 2 colheres de sopa de sumo de limão fresco, ou a gosto
3 colheres de sopa de azeite (uma para começar, duas ao fim)
sal e pimenta a gosto

A receita original encontra-se aqui. E pronto, espero que gostem. Já agora, o meu ficou assim:


O molho verde com nachos e salsichas. Hmmm...

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Não é estranho?

Acho estranho que uma pessoa se possa sentir, no mesmo segundo, extremamente mal e extremamente bem. Não devia ser possível. Porque a parte boa nunca vai conseguir atenuar a parte má, e a parte má vai sem dúvida estragar a parte boa.

E no final das contas, só falta saber se o mau é mesmo assim tão mau, ou se o bom é de facto bom. E tudo isto pode ser uma comparação muito inglória.

E é isto.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Olhem só esta beleza


É um híbrido de ar retro, onde, confesso, o que me atrai mais é mesmo o aspecto exterior a recordar as máquinas dos anos 70. O preço não é muito convidativo - €999 - mas tem muito boas revisões (do que vi), podendo ser utilizada em modo óptico ou electrónico.
Não é para comprar, pelo menos no meu caso, mas para apreciar. Achei-a demasiado fofa para não partilhar.

Todas as características aqui.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Da Amália

Podem ter visto no Facebook que domingo tive uma vontade arrebatadora de ouvir Amália. Ouvi mais de 50 vídeos do Youtube seguidos.
Não conhecia esta música, mas adorei-a! Porque há algo na melodia que me faz lembrar os clássicos da Disney. E ainda que a letra seja um bocadinho drástica, no fundo é bem bonita.


AMOR SOU TUA

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Contra a extinção da freguesia da Ramada

MOÇÃO
À População da Ramada


Considerando que:
- o Governo PSD/CDS afirma que é imperioso fazer uma reforma administrativa e para isso apresentou como primeira proposta liquidar freguesias – algumas com mais de 5 séculos de existência – por exemplo a Póvoa de Santo Adrião é freguesia há 3 séculos.
- a freguesia da Ramada criada há 22 anos, passou de um subúrbio quase esquecido e de certo modo abandonado a vila, sendo uma mais-valia do Concelho de Odivelas.
- a sua população constitui uma comunidade muito própria. Não é por acaso que o seu crescimento foi galopante, duplicando a sua população rapidamente encontrando-se neste momento em crescimento acelerado.
- a sua criação foi proposta na Assembleia da República pelo PCP mas a sua aprovação mereceu unanimidade de todos os partidos, somente pela necessidade sentida pelas populações e pela importância que se manifestava pela existência do Poder Local próximo da sua população.
- agora, este Governo – porque esquece ou não conhece tudo isto – avança com critérios que nada têm a ver com o bem gerir e servir a “Coisa Pública”, e quer integrar a freguesia da Ramada na freguesia de Caneças, situação que só vem lesar as duas freguesias.
- a Ramada é freguesia e vila e tem vida e dinâmica muito próprias e assim deve continuar para avançar e melhorar aquilo que tem vindo a ser feito nestes 22 anos.
- a população da Ramada tem o direito de se opor por todos os meios legais ao seu dispor, pois ainda bem se lembra como foi a sua vida quando não era freguesia, administrativamente autónoma e independente.
- hoje, tem mais de 20.000 habitantes e 4,9 Km2 de área; tem 5 escolas do primeiro ciclo e 9 salas de jardim-de-infância, uma escola básica 2/3 e uma escola secundária, no sector público com mais de 3.000 alunos; tem vários estabelecimentos de ensino privados em todos os níveis de ensino, incluindo o universitário.
- tem comércio local dinâmico e sempre em crescimento acompanhando o desenvolvimento da freguesia.

Nesta conformidade, a Junta de Freguesia da Ramada, reunida em 19 de Outubro de 2011 delibera por unanimidade manifestar o mais profundo repúdio e oposição a que a Ramada deixe de ser freguesia com autonomia política e administrativa.


O Executivo da Junta de Freguesia da Ramada

Ramada, 19 de Outubro de 2011
(moção aprovada em Reunião de Junta)

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ISCAL - Sessão Solene de Abertura do Ano Lectivo 2011/2012


Lá estarei!

Sabem que mudaram de vida quando...

A coisa que mais querem ter no momento não é um gadget da moda, não é um CD, não é uma peça de roupa cara, mas sim um desumidificador.


Na verdade a coisa que mais queria era uma carro para não andar à chuva, mas por agora já ficava bem contente se tivesse um desumidificador para não ter que enfrentar o stress do Inverno passado.

terça-feira, 1 de novembro de 2011