segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Visita a Siauliai

Este fim-de-semana fomos conhecer Siauliai (bem, na verdade, eu fui rever a cidade, uma vez que foi lá que aconteceu o campeonato europeu da JKA do ano passado no qual eu estive presente).

Aproveitámos que as nossas amigas portuguesas que nos tinham visitado cá nos conseguiram arranjar quartos gratuitos na residência delas e estivemos lá desde sexta-feira até domingo.

Foi muio giro, divertimo-nos muito, e claro que tivémos a nossa quota de farra.

A visita pela cidade foi gira, no entanto um pouco nostálgica, uma vez que estava a ver os mesmos sítios que tinha visto com o pessoal o ano passado.







Como este sábado (16 de Fevereiro) foi o feriado que assinala a independência da Lituânia - que este ano comemora os 90 anos desse acontecimento - toda a cidade estava repleta de bandeiras e ainda tivémos oportunidade de assistir a um desfile comemorativo.







(ver pequeno vídeo do desfile, com direito a militares, meninas em traje típico e fanfarra)


No sábado à tarde fomos visitar a Hill of Crosses, que é o monumento mais importante e representativo da Lituânia. Não é de forma alguma possível descrever o lugar, nem mesmo mostrar a sua grandiosidade através de fotografias, mas trata-se se um local que alberga milhares de cruzes, cuja origem não é bem conhecida, mas que hoje é um ponto não só turístico mas também de grande religiosidade e até local de peregrinação.











Sábado à noite foi obviamente noite de borga. Divertimo-nos muito, com o malta já apresentada e os amigos turcos da Patrícia, que foram muito simpáticos e que nos receberam muito bem.







No domingo acabámos por não fazer muita coisa, a não ser aproveitar o convívio entre amigos. Ainda tivémos tempo para ir levar a nossa amiga Rita à estação das camionetas, porque, uma vez que estava só de visita, ía regressar a Portugal.



No final de contas esta viagem também serviu para percebermos a sorte que temos com a nossa residência e para nos habituarmos a não nos queixarmos por tudo e por nada. 


 

4 comentários:

Anónimo disse...

Estou contente, por estares aproveitar os dias, olha que passam depressa, aproveita bem!!!!!Bjs AP

Ana disse...

Pois passam, passam num instante. Principalmente quando passamos os dias a olhar para as paredes. Passa uma semana e nao fazemos nada de jeito. Mas agora andamos a tentar planear melhor os nossos tempos livres.

Anónimo disse...

Muito bonita esta cidade, apenas queria dizer que o Monte das Cruzes, não é um monumneto, mas sim um local de culto, muito venerado e respeitado pelos Lituanos, não sei se viu, mas no Monte das Cruzes existe também um Grande Símbolo Português (Cruz de Cristo). Boa sorte e que tudo lhe corra bem.

Ana disse...

Bom, Carlos, percebo o seu comentário, mas o significado que damos às coisas depende do nosso ponto de vista. Concordo que monumento não seja a melhor palavra, mas para mim é o que representa. Sim, é um lugar de culto para quem o quiser considerar dessa forma, para mim é só um ex-libris lituano. De facto existem muitas referências portuguesas na Hill of Crosses, várias cruzes com nomes portugueses e com e inscrição "Portugal". Aconselho de facto todos os que visitarem a Lituânia a visitarem o local.

Obrigada pelas suas palavras.