sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Coisas que não se dizem nos blogs

Para aqueles que me têm perguntado se as coisas estão a correr tão bem como faço transparecer nos meus post, as coisas estão a correr tão bem como faço transparecer.

Eu percebo que os meus posts podem parecer demasiados felizes e eufóricos, mas é de facto assim que eu me sinto. Até as coisas aparentemente menos boas (como o frio, as compras a pé cheias de sacos, as vezes que nos perdemos, as pessoas bêbedas na rua, as pessoas malcheirosas no autocarro, os lituanos que são todos horríveis) se transformam em aventuras e em momentos de pura galhofa.

Então, vá lá, acreditem em mim, esta temporada está a ser espectacular!
  
 

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

ALELUIA... ALELUIA...

Por fim, temos internet no nosso hostel. Quando tudo parecia perdido e depois de na segunda-feira nos terem dito "não contem que isso aconteça tão cedo!", finalmente hoje os senhores da empresa da internet vieram instalar a internet.

Ok, não trouxeram cabos, mas nós fomos a correr comprar (apesar de supostamente já os irem trazer amanhã). Custaram 7 litas (qualquer coisa como 2,06€) mas comprámos cabos muito curtos. Azar! Amanhã quando os homens regressarem espero que tragam maiores.

Por enquanto vou fazer todas as coisinhas que tenho que fazer. A partir de agora esperem notícias mais frequentes.
  

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Vida de estudante ERASMUS não é fácil

Na quinta-feira passada foi dia de lavandaria. Não foi fácil porque estava a cair um nevão, não foi fácil porque temos que andar 10 minutos de autocarro e mais 5 a pé, não foi fácil porque chegámos à lavandaria 1 hora antes de fechar e só a máquina de lavar dura 50 minutos, não foi fácil porque tínhamos duas malas cheias de roupa suja.

No final valeu a pena pelo cheirinho a roupa lavada no quarto. Claro que tive que dormir com o quarto atravessado por cordas cheias de roupa, parecia uma cama de dossel.





A repetir cada 15 dias!
  

Visita a Siauliai

Este fim-de-semana fomos conhecer Siauliai (bem, na verdade, eu fui rever a cidade, uma vez que foi lá que aconteceu o campeonato europeu da JKA do ano passado no qual eu estive presente).

Aproveitámos que as nossas amigas portuguesas que nos tinham visitado cá nos conseguiram arranjar quartos gratuitos na residência delas e estivemos lá desde sexta-feira até domingo.

Foi muio giro, divertimo-nos muito, e claro que tivémos a nossa quota de farra.

A visita pela cidade foi gira, no entanto um pouco nostálgica, uma vez que estava a ver os mesmos sítios que tinha visto com o pessoal o ano passado.







Como este sábado (16 de Fevereiro) foi o feriado que assinala a independência da Lituânia - que este ano comemora os 90 anos desse acontecimento - toda a cidade estava repleta de bandeiras e ainda tivémos oportunidade de assistir a um desfile comemorativo.







(ver pequeno vídeo do desfile, com direito a militares, meninas em traje típico e fanfarra)


No sábado à tarde fomos visitar a Hill of Crosses, que é o monumento mais importante e representativo da Lituânia. Não é de forma alguma possível descrever o lugar, nem mesmo mostrar a sua grandiosidade através de fotografias, mas trata-se se um local que alberga milhares de cruzes, cuja origem não é bem conhecida, mas que hoje é um ponto não só turístico mas também de grande religiosidade e até local de peregrinação.











Sábado à noite foi obviamente noite de borga. Divertimo-nos muito, com o malta já apresentada e os amigos turcos da Patrícia, que foram muito simpáticos e que nos receberam muito bem.







No domingo acabámos por não fazer muita coisa, a não ser aproveitar o convívio entre amigos. Ainda tivémos tempo para ir levar a nossa amiga Rita à estação das camionetas, porque, uma vez que estava só de visita, ía regressar a Portugal.



No final de contas esta viagem também serviu para percebermos a sorte que temos com a nossa residência e para nos habituarmos a não nos queixarmos por tudo e por nada. 


 

Metereologia

Pois é, ao que parece o tempo está pior em Lisboa que em Vilnius. Aqui o maior problema é escorregar na rua, porque de resto é só aumentar o número de camisolas e meias.

O tempo esta semana foi muito estranho. Acordámos na passada segunda-feira com neve, na quinta à tarde não havia qualquer resto de neve na rua e até estava sol e na quinta-feira à noite caiu um nevão que se arrastou até hoje.

Segundo a metereologia parece que esta semana não vai nevar e que as temperaturas vão estabilizar à volta dos 0ºC. Toda a gente nos diz que temos muita sorte, que por esta altura já deveriam estar -20ºC. Menos mal...

Ficam alguns registos da neve da semana passada. Infelizmente as nossas melhores fotos foram perdidas, porque a máquina da Joana teve a brilhante ideia de se formatar... Azar!





terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Amigos sempre à vista

Estar longe não implica sentir saudades dos que nos rodeiam a toda a hora. Estar sem fazer nada faz-nos pensar nas pessoas com quem gostamos de estar e com quem poderíamos estar a fazer alguma coisa.

Uma das coisas que tenho feito muitas vezes é ver as fotografias que tenho no meu computador. Foi aí que dedidi fazer uma pequena selecção, imprimir e exibir como todo o orgulho na secretária do meu quarto. Resultado: uma foto da minha mãe, outra do meu pai, e duas montagens com uma selecção de amigos e familiares. Pena que não consegui arranjar fotos de todos.

A minha secretária ficou com este aspecto:



E estas são as fotos que tenho lá:





Claro que para além destas tenho o meu portátil constantemente a passar, em apresentação, todas as fotos do disco rígido. Um obrigado a todos os que têm contribuido com fotografias.



Estar longe tem a grande desvantagem de não podermos estar junto dos que amamos nos momentos em que mais precisam de nós: miga, força, agora é seguir em frente e lembrar sempre com carinho o grande homem que ele foi.
  

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Portuguese night

Ontem tivémos a visita de um grupo de estudantes da cidade de Siauliai (também alunos de ERASMUS), constituído por quatro raparigas, duas checas e duas portuguesas.

Ou seja, fizemos uma granda festa, fomos a uma discoteca nova e muito boa chamada Pacha (que também há em Portugal, entre outros sítios), e tivémos uma noite excelente. Elas ainda aqui estão connosco mas agora andam a conhecer a cidade.

As duas raparigas são do Porto, muito simpáticas e loucas, como boas portuguesas que são.

Tivémos uma noite excelente, acabaram todas a dormir no quarto da Diana e da Joana, uma loucura.

Fica o registo fotográfico (o Mate também estava connosco, mas so chegou depois; falta aqui a outra rapariga checa porque foi ela que tirou a foto).

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Boas companhias

Penso que será a altura certa de introduzir as minhas novas amizades. Tenho andado todos estes dias com as minhas duas colegas portuguesas, Diana e Joana, que são extremamente divertidas e até um pouco loucas.


(Eu, a Diana e a Joana)


Depois temos a Charlotte. É holandesa, mas estuda na Bélgica. Tem uma perspectiva de futuro completamente ligada à construção de uma linda família com o seu namorado. É ela que puxa mais pelo nosso inglês e é,no fundo, a voz da razão do nosso grupinho.

O Mate é húngaro e foi a primeira pessoa que conheci assim que cheguei. Não temos estado muito tempo com ele, mas é um bom companheio de copos e jogo.

(A Charlotte, eu, o Mate e a Diana)

Ontem foi dia de borga, como se pode ver.
 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Apelo

Parece que as nossas aulas foram adiadas por mais um dia. Cool!

Entretanto aproveito para fazer um apelo. Quem tiver fotografias comigo mande-me para o mail, sempre é uma maneira de vos ir vendo. Eu tenho algumas, mas enquanto não temos internet na residência é um bocado chato, não há muita novidade.

Outra coisa: podem sempre mandar-me mensagens. Vocês pagam o valor normal da mensagem e eu não pago nada por isso.

Entretanto hoje está a ser o primeiro dia de mau tempo. Não está a nevar e só estão a cair umas pinguinhas de chuva, mas não há sol.

 

domingo, 3 de fevereiro de 2008

A primeira mensagem a partir da Lituânia

Olá a todos!

Ao fim de três dias na minha nova localização consegui finalmente aceder à internet. Estou com as minhas duas colegas portuguesas num centro comercial. Aqui a internet é à borla mas só temos duas horas de utilização.

Tantas novidades para contar. A viagem correu bem, apesar de ter estado uma hora a mais em Helsínquia devido ao meu tempo. De resto não dei por quase nada, dormi o tempo quase todo. a chegada também foi um bocadinho atribulada porque não estava lá ninguém à minha espera, a não ser um outro estudante ERASMUS que também estava à espera. Acabaram por nos vir buscar de autocarro, o que não se revelou muito prático graças à quantidade exagerada de bagagem que tínhamos.

De resto, fiquei muito contente com o meu quarto. Fiquei num quarto individual, ao lado do quarto das minhas colegas. Temos um frigorífico e partilhamos as três a nossa própria casa de banho. Já fizemos uma data de compras para casa, pratos, talheres, alguidares e lençóis, que os que nos deram não tinham lá muito bom aspecto. 





Quanto ao tempo, isto é de facto muito frio. Ainda não apanhei nem chuva nem neve, mas é impossível ir à rua sem cachecol, gorro e luvas.



Já passeámos um bocadinho e ontem já tivemos a nossa primeira saída, se bem que fomos a uma discoteca muita manhosa. Enfim, valeu pelo convívio.

Daqui a duas semanas já vemos ter internet na nossa residência. Depois já posso estar quase permanentemente contactável.

 

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

É hoje!

Em menos de 6 horas já terei partido para a minha aventura ERASMUS. A acabar os preparativos para a viagem (entenda-se, mala) resolvi vir fazer umas actualizações no blog. Como não sei quando é que vou ter acesso a um computador nos próximos dias fica já a alteração feita. A partir de agora passo oficialmente a viver em Vilnius.