O post de hoje já vem fora de horas, e escrevo-o agora, mesmo sendo 0h34 e tendo eu que me levantar às 5h45. Escrevo-o, porque é com grande mágoa e até vergonha que digo que hoje a democracia morreu mais um bocadinho em Odivelas.
Mas comecemos do princípio.
Realizou-se hoje a sessão da assembleia municipal de Odivelas em que PS e PSD votaram a favor a privatização da água e da recolha do lixo no concelho. Era de esperar que esse fosse o sentido de voto, já que essas foram as suas votações na sessão da Câmara Municipal de Odivelas.
Também se sabia que havia muita pressa para que o ponto ficasse decido hoje. É preciso pôr em marcha o tal concurso internacional, de contornos não totalmente definidos, que adivinha, pelo menos, que os grande beneficiários não serão os munícipes de Odivelas, mas talvez os acionistas de alguma empresa, quiçá até já selecionada.
E podia-se aqui discutir o desastre que é privatizar um bem público, ou o facto de 14 anos de PS não terem resolvido a questão da partilha dos serviços. PS, diga-se, que está na Câmara de Odivelas, na Câmara de Loures e nos Serviços Municipalizados. Ou dos mais de 400 trabalhadores dos SMAS afetos ao nosso concelho que acabarão, inevitavelmente e de forma leviana, sem trabalho.
Mas o que me chocou foi a falta de respeito pelo órgão e pela democracia que ali aconteceu. Do início ao fim, verificaram-se uma série de atropelos ao regimento e possivelmente à lei administrativa. E o que respondia o presidente da assembleia quando confrontado com isso? Algo do género "pois, esta foi a minha decisão, se quiserem recorram nos tribunais".
Quando os deputados municipais da CDU quiseram expressar a sua declaração de voto sobre a privatização da água, PS e PSD apresentaram um requerimento para que se passasse ao ponto seguinte e que as declarações não fossem lidas. Pois é! O direito que aqueles deputados têm em dizerem claramente que votaram contra e porquê ia-lhes ser simplesmente negado porque havia pressa em acabar a assembleia.
Pois que fique aqui bem dito: A CDU ESTÁ CONTRA E VOTOU CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA EM ODIVELAS!!!
Quando se iniciou a discussão sobre a denúncia do acordo com os SMAS para a recolha do lixo... pasmem-se... não houve discussão nenhuma. Porquê? Porque PS e PSD apresentaram um requerimento para que se passasse imediatamente à votação sem qualquer discussão. A privatização de um serviço público, para aquelas duas bancadas, é um assunto tão menor que nem merece discussão. Discussão para quê? É que discussão para eles não é ouvir as opiniões da oposição. Não! Discussão para eles é uma chatice, uma perda de tempo, uma formalidade. A democracia é chata e dá muito trabalho e hoje PS e PSD não estiveram para ter trabalho.
Perante a saída dos deputados da CDU e do BE da sala, por não concordarem com este atropelo à democracia, votou-se o ponto sem discussão. E concluiu-se a reunião com a aprovação de uma ata em minuta que não foi lida (e que talvez nem existisse). Sim, os deputados que nos vão aumentar a fatura da água em até mais 22% votaram de cruz, de olhos fechados, e assim concluíram a assembleia e lá levaram a água ao seu moinho.
Uma palavra para os trabalhadores dos serviços municipalizados, que apesarem de terem, ao longo de todas estas sessões, sido tratados de forma jocosa e até provocatória, deram uma lição de democracia e de participação cívica.
Sim, hoje venho para casa envergonhada com o poder político em Odivelas, mas ao mesmo tempo muito satisfeita por perceber que estou do lado certo da barricada.
Uma nota. Parecem chavões, mas não são. Registem as minhas palavras: A LUTA CONTINUA e O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO!