domingo, 25 de setembro de 2011

Caderneta de Cromos Contra-Ataca

Desde que foi anunciada a pré-venda no site da FNAC que eu estava ansiosa pelo lançamento do segundo volume do livro da Caderneta de Cromos (que para quem não sabe é uma rubrica do programa da manhã da Rádio Comercial, escrita pelo Nuno Markl). E na última sexta-feira lá me chegou esta beldade às mãos.


A única coisa que aguardava mais que o livro era o seu lançamento, e na sexta-feira à noite, mesmo com o Benfica a jogar com o Porto pelo primeiro lugar, lá fui eu para a FNAC do Colombo, para assistir à sessão que iria contar com a presença do Nuno Markl, da ilustradora Patrícia Furtado e da representante da Editora Objectiva.


Desta vez, ao contrário do lançamento do primeiro livro, fiquei na segunda fila e consegui ver tudo o que aconteceu. Foi muito divertido, como se esperava. E com direito a algumas novidades:
  • A festa de lançamento do livro em Lisboa não será num bar todo chique como foi a do primeiro mas sim no pavilhão da Escola Secundária de Benfica (esse lugar mítico onde aconteceram tantos dos cromos que ouvimos e lemos) e em princípio será para cada um envergar o seu mais vintage estilo dos anos 70 e 80;
  • A festa de lançamento do livro no Porto também será num lugar mítico dos cromos, a adega do Porto Sandman;
  • Para o ano haverá mais um brinquedo cromo. Depois do Jogo da Glória, agora é a vez de... action figures da Caderneta de Cromos, feitas pela Maia e Borges, a mesma que fez tantos bonecos da nossa infância.

Todas as revelações foram recebidas com calorosos aplausos e grande satisfação por parte dos presentes.

Finda a apresentação, foi a altura da fila para os autógrafos e o tão aguardado Toffee Crisp que esperava cada um (e que eu, heroicamente, não comi e trouxe para casa).


Para a semana (na quinta-feira, dia 29) há nova apresentação, desta vez na FNAC do Chiado, com toda a equipa das Manhãs da Comercial, às 20h30. Eu com grande pena minha não poderei lá estar, mas vai ser certamente mais uma noite bem passada para os que puderem.

Quanto ao livro, é sem dúvida um must have para os fãs da rubrica. Ah, e tem prefácio do Júlio Isidro, que só por isso deve ser razão suficiente para não o deixar passar ao lado. E recordações de infância da restante equipa, desde fotos, bilhetes desportivos e de cinema, autógrafos, cartas de amor e páginas de diários, entre outras preciosidades. E os cromos já são autocolantes.

Sem comentários: