sexta-feira, 3 de junho de 2011

Da responsabilidade e do dever cívico

Podia vir apelar ao voto na CDU, apresentar argumentos de como têm sido o PCP e o PEV a defender os interesses dos portugueses na Assembleia da República, ou das propostas que apresentou para resolver esta suposta crise sem perdermos autonomia e o controlo das nossas finanças, mas não foi isso que vim fazer.

Podia vir falar de políticos que se "esqueceram" do estado em que deixaram o nosso país com más opções, com políticas erradas e propósitos muito duvidosos, ou desses políticos que, mesmo não sabendo onde estarão no dia 6 de Junho, tomaram decisões que em muito prejudicam o nosso modo de vida daí para a frente, mas não foi isso que vim fazer.

Podia vir falar de políticos que anunciam o fim do Estado Social ou do Ministério da Cultura, que anunciam privatizações cegas em discursos tão extremistas como assustadores. Ou dos seus amigos que batem com a mão no peito quando anunciam a sua verticalidade e independência dum sistema político que dizem caduco e corrupto, mas que eleição sim, eleição não, apoiam ou aparecem em listas de partidos políticos (sim, os mesmos que diziam caducos e corruptos) que defendem ideias completamente opostas, mas não foi isso que vim fazer.

Podia vir falar de políticos que estão mais preocupados em chegar ao "tal" lugar do que a defender interesses seja de quem for, mas não foi isso que vim fazer.

O que eu venho falar aqui hoje é mesmo da importância de votar. Da importância de participar na escolha. Porque quem for eleito vai ser escolhido por quem votar, por quem tiver consciência da sua força.
Sentimos os problemas na pele todos os dias, os efeitos de políticas que não nos servem. E na hora de escolher, vamos deixar esse papel para os outros?

Ou vamos lá nós mostrar a nossa indignação, o nosso descontentamento?

Deixar esta decisão em mãos alheias é deixar os mesmos de sempre escolher, é deixá-los continuar a desgovernarem-nos. Está na hora de assumir as rédeas do nosso destino, está na hora de fazer escolhas conscientes.

DIA 5 DE JUNHO VOTA!