quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Vaga de frio

Esta história do frio é tão relativa! A "enorme" vaga de frio, que faz com que à uma da tarde estejam 5 graus em Lisboa, e que faz com que nalgumas aldeias de Trás-os-Montes  já não corra a água nas torneiras, não tem comparação com os imensos graus negativos que se vivem noutras pontas da Europa.

Diz agora o jornalista da SIC "é o retrato de um país gelado". =)

Todos já sabem que eu estive na Lituânia, e que vivi em graus muito negativos (pelo menos que eu tenha visto, chegámos aos -15º, é bem possível que tenha estado menos).

Segundo o site que fornece os dados meteorológicos aqui a esta chafarica, eis as temperaturas que se vivem na Europa neste momento:

Lisboa  5º
Vilnius  -7º
Madrid  2º
Paris  0º
Roma  9º
Londres 5º
Berlim -7º
Bruxelas -4º
Amsterdão -2º
Dublin 5º
Moscovo -11º
Atenas 13º
Tallinn -5º
Riga -5º


Ok, eu percebo que as nossas temperaturas neste momento estão muito parecidas com o resto, que não há assim tanta diferença entre nós e o centro da Europa (ah, a Grécia é que está bem agora). Mas quer dizer, não se pode dizer que estejamos assim tão drásticos. A questão é que vivemos num país que quando chega aos 0º gela a água nas torneiras. Vivemos num país em que as casas são geladas por dentro e que não há qualquer aquecimento nos transportes públicos.

Podem dizer, ah e tal, mas este tempo não é normal.
Tempo normal? Isso já era! Ainda não ouviram falar de aquecimento global? Invernos mais frios, verões mais quentes, inverno no verão e verão no inverno. Acabaram-se as previsões certinhas, as mudanças cíclicas na roupa do armário.

Só para acabar, queria dar aqui uma notinha. Numa qualquer noite desta semana estavam 10ºC em Lisboa e -20ºC em Vilnius. Isso é que é frio, não acham?
   

1 comentário:

Andrea Santos disse...

É verdade! Parece que se instalou o pânico por causa da tal "vaga de frio"! A verdade é que a malta aqui da "ocidental praia lusitana" não está preparada para estes frios. Quem já viveu em países frios, cujos dias de Inverno teimam em durar meses, sabe que nas casas, nos transportes, nos serviços, etc, não há problemas de "frios fatais"... Parece que o futuro vai ser investir em infra-estruturas preparadas para as não mais "amenas temperaturas"... não?! hahaha
a ver vamos
bjs