quinta-feira, 23 de outubro de 2008

93 707 Pessoas levantaram-se em Portugal contra a Pobreza

Recebi este e-mail da Oikos:

Portugal voltou a aceitar o desafio de, literal e simbolicamente, Levantar-se Contra a Pobreza e pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

O "Levanta-te e actua contra a Pobreza e pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio" é um apelo global para que as pessoas se levantem exigindo que os seus governos cumpram as promessas de acabar com a pobreza extrema e que se alcancem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015.

A edição de 2008 teve início à meia-noite de 17 de Outubro, dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e terminou às 23h59 do dia 19.


Portugal voltou a ser o país que percentualmente mais gente mobilizou em toda a Europa.

E um novo recorde do Guinness foi estabelecido a nível mundial com 116.993.629 pessoas.

Estes mais de cem milhões de vozes recordaram aos líderes mundiais que a cada dia que passa 50 mil pessoas morrem de pobreza extrema e o fosso entre ricos e pobres é cada vez maior.

Mas esta causa vai muito mais além da renovação do recorde do Guinness.

Tamanha mobilização é a cima de tudo uma demonstração clara do impacte que pode ter uma acção local e global da sociedade civil.

Foi um momento alto na consciencialização de tanta gente, demonstrando uma grande força organizativa para amplificar um pedido claro:

Que se alterem e melhorem as políticas sociais, económicas e culturais no mundo, porque cerca de metade da população mundial vive em situação de pobreza.

Em Portugal 93 707 Pessoas Levantaram-se contra a Pobreza recusando a indiferença.


Voltamos a lançar o desafio para que a erradicação da Pobreza seja uma preocupação diária, que não se esgote mas se inspire no dia 17 Outubro, que pró-activamente nos continuemos a unir e a contribuir de uma forma sustentável para que toda a gente tenha uma vida digna e independente.

Muito Obrigado a todos e a todas que continuam a acreditar que é possível ir tornando o mundo num local melhor. 

"Somos a Primeira Geração Capaz de Erradicar a Pobreza"
   

Sem comentários: