sexta-feira, 31 de outubro de 2008

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

93 707 Pessoas levantaram-se em Portugal contra a Pobreza

Recebi este e-mail da Oikos:

Portugal voltou a aceitar o desafio de, literal e simbolicamente, Levantar-se Contra a Pobreza e pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

O "Levanta-te e actua contra a Pobreza e pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio" é um apelo global para que as pessoas se levantem exigindo que os seus governos cumpram as promessas de acabar com a pobreza extrema e que se alcancem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015.

A edição de 2008 teve início à meia-noite de 17 de Outubro, dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e terminou às 23h59 do dia 19.


Portugal voltou a ser o país que percentualmente mais gente mobilizou em toda a Europa.

E um novo recorde do Guinness foi estabelecido a nível mundial com 116.993.629 pessoas.

Estes mais de cem milhões de vozes recordaram aos líderes mundiais que a cada dia que passa 50 mil pessoas morrem de pobreza extrema e o fosso entre ricos e pobres é cada vez maior.

Mas esta causa vai muito mais além da renovação do recorde do Guinness.

Tamanha mobilização é a cima de tudo uma demonstração clara do impacte que pode ter uma acção local e global da sociedade civil.

Foi um momento alto na consciencialização de tanta gente, demonstrando uma grande força organizativa para amplificar um pedido claro:

Que se alterem e melhorem as políticas sociais, económicas e culturais no mundo, porque cerca de metade da população mundial vive em situação de pobreza.

Em Portugal 93 707 Pessoas Levantaram-se contra a Pobreza recusando a indiferença.


Voltamos a lançar o desafio para que a erradicação da Pobreza seja uma preocupação diária, que não se esgote mas se inspire no dia 17 Outubro, que pró-activamente nos continuemos a unir e a contribuir de uma forma sustentável para que toda a gente tenha uma vida digna e independente.

Muito Obrigado a todos e a todas que continuam a acreditar que é possível ir tornando o mundo num local melhor. 

"Somos a Primeira Geração Capaz de Erradicar a Pobreza"
   

Mais uma tarefa

Como infelizmente não tenho hipótese de treinar e inevitavelmente me encontro um pouco mais afastada do meu clube e da minha associação qualquer forma que haja para me manter ligada a ela são ouro sobre azul. Eis que apareceu esta tarefa que de momento não tinha quem a assegurasse e, feliz e contente, salto para a primeira fila e agarro-a da melhor maneira que posso.

A minha nova tarefa é gerir a página da ANAM. Tive que aprender, num curso intensivo de um dia, algumas dicas básicas de BlueVoda (que é o programa que usamos para fazer as ditas páginas). Não é difícil e não requer conhecimentos de html - é bastante intuitivo e com um interface muito simples.

Entretanto se quiserem ir espreitando, já há alguns conteúdos da minha responsabilidade. Agora, que ainda demoro tempo a fazer seja o que for, demoro! =)

    

Ramada, levanta-te e actua!

Na medida do possível, o balanço da iniciativa é bastante positivo. Juntámos 200 pessoas, o que me parece muito bom. No ano passado já tinha havido uma iniciativa do género em que, ao que parece, não tiveram mais de duas dezenas de particpantes.

Infelizmente não há grande tradição de fazer iniciativas de rua, as pessoas não têm aquele sentimento de bairrismo, em que vão a tudo o que acontece na sua rua. Por tudo isso, 200 é um número que me deixa feliz.

Mais ainda porque as pessoas que estiveram pareceram bastante conscientes. Até os pais dos miúdos do taekwondo que actuaram sabiam ao que iam, e nesse aspecto tenho que agradecer ao Mestre José Castro que fez questão de passar a palavra.



Da iniciativa constaram uma demonstração de taekwondo, pela ALAMC:





Uma de hapkido, também pelo ALAMC:



Uma actuação de hip hop pelos Tupas:



O manifesto foi lido pela substituta legal do presidente da junta (ah pois, eu) mas ninguém fez o favor de tirar uma foto a esse momento.
200 pessoas levantaram-se contra a pobreza. Fico contente por termos conseguido tocar não só as 200 pessoas que estiveram presentes mas todos os que viram o meu blog, o site da junta, os nossos cartazes, as targetas que distribuímos. Porque, se por mais não for, conseguimos despertar nas pessoas o sentimento de solidariedade e de alerta para as causas sociais.



terça-feira, 14 de outubro de 2008

Ainda o Levanta-te!

Vejam este anúncio do evento - com música do Boss AC.




Não esqueçam: dia 19 de Outubro, às 17h, no auditório Vasco Santana, nos Bons Dias - Ramada.


segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Levanta-te e Actua!

A Junta de Freguesia da Ramada associou-se ao movimento "Levanta-te e Actua", pela erradicação da pobreza.

O “Levanta-te” é um apelo global para agir contra a pobreza e pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Em todo o mundo nos dias 17 a 19 de Outubro, as pessoas vão, literal e simbolicamente, levantar-se e fazer-se ouvir contra a pobreza e pelos Objectivos do Milénio.
No ano 2000, líderes de 189 países assinaram a Declaração do Milénio, um plano global para reduzir para metade a pobreza extrema até 2015. No entanto, a cada dia que passa, 50 mil pessoas morrem de pobreza extrema e a desigualdade entre os ricos e pobres não pára de aumentar. Aproximadamente metade da população mundial vive em situação de pobreza, sendo 70% mulheres. É urgente, portanto, “Levantarmo-nos e Actuarmos”, para que os governos honrem os seus compromissos.

Na Ramada, este gesto simbólico, estará enquadrado num evento a ocorrer no dia 19 de Outubro (domingo), entre as 17h e as 18h. Este espectáculo terá vários momentos culturais, como actuações de hip-hop, demonstrações de artes marciais e outros momentos culturais, tendo como ponto mais importante a leitura do manifesto.


Pedimos a todos que se associem a esta causa, quer na divulgação deste evento quer na participação no próprio dia.

Divulga! Divulga o máximo que puderes! Manda mails, coloca o cartaz no teu blog!
Participa! Participa o mais que puderes! Vai e leva a mãe, o pai, a(o) namorada(o), o cão e o gato!

O site oficial do evento é http://www.levanta-te.org.

O objectivo é mobilizar 100 mil portugueses, não fiques indiferente. Somos a primeira geração que pode erradicar a pobreza!


domingo, 12 de outubro de 2008

Petição Online "Quero que as estações de televisão portuguesas respeitem os animais"

Através do blog da Andrea tive conhecimento desta petição levada a cabo pela associação Animal.

O descritivo da iniciativa encontra-se aqui.

Resumidamente, a ANIMAL acabou de lançar a Petição Online “Quero que as estações de televisão portuguesas respeitem os animais”, cujo objectivo é atingir um mínimo de 5.000 assinaturas, que serão depois entregues aos directores de programas destas estações, para que saibam que quem se preocupa com os animais prefere canais estrangeiros acessíveis por cabo ou satélite, ler um livro, ir ao cinema, ao teatro e/ou a um concerto, passar tempo com a família e com amigos, ler, passear ou simplesmente dormir. Tudo, menos dar um segundo de audiência que seja às estações de televisão portuguesas – enquanto estas mantiverem a conduta moralmente reprovável e socialmente deseducativa e obstrutiva do progresso moral que está a acontecer em Portugal relativa à sua promoção da violência contra animais.

Contribui assinando a petição aqui.

                     

sábado, 11 de outubro de 2008

Bem dito!

Diz a eurodeputada Ilda Figueiredo, num debate a propósito das nacionalizações dos bancos perante a crise:

"Agora os prejuízos são nacionalizados depois de os lucros terem sido privados."
    

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Ainda sobre o casamento entre homosexuais...

Comparo um pouco a discussão deste assunto com a discussão sobre a despenalização da IVG. E a minha posição é a mesma nos dois casos:

O QUE RAIO É QUE VOCÊS TÊM A VER COM ISSO!

Não faz sentido sermos chamados a opinar sobre a vida íntima dos outros. O que é que eu tenho a ver com dois homens ou duas mulheres que se amam e que se querem casar? Porque raio é que eu devo opinar sobre isso?

A questão, infelizmente, e outra vez à semelhança da IVG, só é tão mediatizada devido às pressões da Igreja. Porque Deus criou o homem e a mulher, e crescei e multiplicai-vos, e blá blá blá... Esta conversa não faz qualquer sentido, na medida em que eu não tenho que seguir ideologias de ninguém. Se os senhores cristãos que batem com a mão no peito em nome da lei de Deus não se querem casar com pessoas do mesmo sexo - que não o façam. O facto de ser permitido não implica que seja obrigatório.

É permitido fumar em espaços ao ar livre. Eu não fumo porque não quero. Não gosto.

Ser permitido a homosexuais casarem não implica que eu tenha que casar com alguém do mesmo sexo.

Nesse caso, qual é a questão? Qual é o drama? Sem ser a grande homofobia que existe, não vejo nehuma outra.

Há duas coisas no mundo que abomino acima de tudo: touradas e discriminação.

Esta questão resume-se apenas à discriminação que continuamos a fazer. Pelos valores católicos.

E o nosso parlamento (diga-se PS, PSD e CDS) continua a fazer com que o nosso país fique cada vez mais afastado daquilo que são os países desenvolvidos no mundo. Não há questão alguma que não venham os valorzinhos católicos empurrar-nos para a discriminação e pequenez. Mais, fazemos desta votação na Assembleia da República uma palhaçada de promoção do Manuel Alegre, que vejam lá, tão rebelde, votou contra a orientação do seu partido - ele e mais 3, mas disso não interessa falar...

Tenham juízo, tenham cuidado com os disparates que se dizem e que se escrevem por aí. Compreendo que haja pessoas que não gostem (mas não aceito, ninguém tem de gostar ou deixar de gostar), mas deixem lá viver toda a gente feliz.
    




quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Já me ia esquecendo...

Já me ia esquecendo. Dia 24 de Setembro foi dia de ir ao Pavilhão Atlântico ver as estrelas da WWE em acção (para ser exacta Smackdown e ECW).

Apesar de o pavilhão não estar lotado como já vi outras vezes, o ambiente estava ao rubro, especialmente quando entraram estrelas como o Triple H, o Big Show ou o Undertaker. Foi uma noite muito divertida. Infelizmente não tenho fotos de jeito do evento (maldita máquina) mas o maninho tirou umas bem jeitosas. Assim que ele partilhar comigo venho cá partilhá-las com o mundo.

Ficam as únicas que se aproveitaram...








quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Don't vote

Este vídeo foi feito para o eleitorado americano - mas porque não aplicá-lo a nós?






Não se esqueçam que em Portugal vão acontecer 3 momentos eleitorais no próximo ano (4, se contarmos com as regionais dos Açores).

Não se esqueçam que também em Portugal o recenseamento tem prazos, e que termina 2 meses antes das eleições. Se ainda não estás recenseado e estás em condições para o fazer, não te esqueças! Em Portugal não é possível fazê-lo pela internet, mas é só ires à tua Junta de Freguesia.