segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Wreck-it Ralph



Já não ia há algum tempo ao cinema (embora tenham ficado um ou dois filmes por analisar por aqui), mas o de ontem não podia ficar sem análise.

Força Ralph, como foi batizado por este cantinho há beira mar plantado, fala do universo das máquinas de arcada, das suas personagens que, numa ótica muito Toy Story, vivem as suas próprias vidas depois de fechadas as portas do salão de jogos.
E se o Ryu e o Ken podem ir beber uns copos depois de passarem o dia inteiro à tareia um com o outro, o pobre do Ralph, que é o vilão do seu jogo, não se podia sentir pior ao ter que voltar a cada noite para a pilha de tijolos em que vive, enquanto todos os seus vizinhos vivem refastelados na cobertura. A partir daqui é tudo bom!

Uma estação central que une todos os mundos (ou uma ficha múltipla que liga todas as máquinas), personagens que se encontram para conviver, personagens que se encontram para desabafar, personagens sem-abrigo porque as suas máquinas foram levadas, o Sonic a dar instruções de segurança, mauzões, bonzinhos, personagens ludibriadas por vilões disfarçados (que bela fotografia dos dias de hoje). Neste filme há de tudo. E a lista dos jogos que marcaram as nossas infâncias e adolescências é tão grande, que só por isso é impossível não adorar.
E há ainda aquela bonita lição de amizade e dedicação, de esforço e perseverança, e de recompensa. Enfim, tudo está bem quando acaba em bem.

É uma película para toda a família, embora como em tantos outros filmes de animação, acho que os miúdos nunca conseguem aproveitar o filme ao máximo. Uma boa parte é feita para os cotas, deliciados com os heróis dos anos 80 e 90.

Vale mesmo a pena verem este filme, para mim já está no top das minhas animações favoritas. A única coisa que tenho a apontar é o facto de não estar disponível no cinema a versão original. Gosto muito das versões portuguesas, esta é mais uma muito boa, mas não nos darem a oportunidade de escolher que versão queremos ver no cinema, já acho um bocadinho demais. No IMDb está com 8,4/10, e aqui fica o trailer: