quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Christmas Markets in Europe

Recebo diariamente dezenas de e-mail publicitários. Não os cancelo porque gosto de ver as novidades, mesmo sabendo que não vou comprar nada (e quem sabe, foi assim que comprei bilhetes para o La Féria com 50% de desconto).

Hoje de manhã recebi um e-mail cujo assunto era "Christmas Markets in Europe". Imediatamente viajei para Viena onde, acho que há 11 anos, vi pela primeira vez uma feira de Natal. Já vi outras, mais pequenas, menos tradicionais, enfim, nada como aquela.

Feira de Natal em Frankfurt

Assim, e mesmo sabendo que nem todos poderão usufruir da recomendação que deixo hoje (eu também não, pelo menos este ano), deixo aqui algumas dicas sobre as tradicionais feiras de Natal pela Europa. É sem dúvida uma coisa típica do centro e norte da Europa, de quem tem neve nas festas, e o paraíso para quem chega a novembro e já não pensa em mais nada a não ser encher a casa de enfeites.

O mail (que veio de um site para reserva de hotéis e hostels) destacava três possíveis circuitos:

Alemanha, Áustria, Suiça e Dinamarca

«Escolha ou não celebrar um Natal tradicional, vale a pena visitar a Europa Central nesta época do ano. Desfrute dos encantos que nos oferecem as grandes cidades durante todo o ano, assim como a iluminação das ruas, as luxuosas montras com as prendas mais originais, feiras natalícias tradicionais como as mais de 50 feiras de Berlim, o Mercado Natalício Histórico de Hamburgo, as feiras da cidade velha de Basileia ou o situado nos Jardins do Tivoli, em Copenhaga.»

França e Bélgica

«Os mercados de Natal em França ou em Bruxelas, Marché de Noël, são a desculpa perfeita para desfrutar de um merecido descanso num ambiente idílico. Não perca a feira de Natal da cidade medieval de Bruges, o mercado de Bruxelas, o popular Winter Wonderland no qual há, inclusivamente, um ringue de patinagem. E, já em França, o mercado de Estrasburgo, considerado como o mais importante do país e que se celebra desde o século XVI, ou o de Toulouse, entre outros.»

Polónia, Estónia e República Checa

«Uma das tradições mais enraizadas em muitas cidades da Europa são os Mercados de Natal. Visitá-los é conhecer a essência da tradição natalícia a partir das suas origens. Não perca os mercados de natal espalhados pelas ruas mais pitorescas de Praga, a famosa feira de Cracóvia, situada na maior praça medieval da Europa ou o tradicional mercado medieval da Praça do Município de Talin.»

Feira de Natal em Viena

Uma cidade, um circuito ou todas, este ano ou num que dê mais jeito, fica a dica para quem gosta de enfeites, luzes, música de Natal, bebidas quentes e comidas típicas. Se tiverem interesse em saber mais, ou ver as promoções que eles apresentam (não tenho comissão, é só sugestão) fica aqui o link. De qualquer forma, qualquer pesquisa simples pela internet vos dará muita informação sobre o assunto.


Fonte: Textos assinalados («»); fotos com link direto.

Sem comentários: