segunda-feira, 9 de abril de 2012

The Hunger Games - O primeiro livro

Antes de mais, um pequenino disclaimer: Vi o filme antes de ler o livro, e já li o segundo livro antes de escrever este post.

Posto isso, o que é que achei do livro?
Genericamente, sobre a história, não vou acrescentar muito mais do que escrevi aqui.
Li o livro em pouco mais de 24 horas, e tive sérias dificuldades em fazer pausas. Se soubesse o que sei hoje, tinha-o lido de certeza antes de ver o filme, porque afinal era possível lê-lo a tempo.

Gostei do livro, e gostei principalmente de perceber melhor alguns aspetos que o filme não explora muito - qual era a verdadeira história de Panem (o país que sucedeu aos EUA), como é que funcionavam as inscrições extras para a ceifa, qual era a origem e o atual estado da amizade Katniss/Gale. Qual era o verdadeiro intuito do Peeta.

Todas estas coisas são altamente exploradas no livro, para além de outras histórias exclusivas, como o que acontece aos desertores e o aparecimento de mutantes. E mais não digo para não estragar.

Dito isto - os contras. Tenho a certeza que perdi muito da emoção do livro por já conhecer a história, e talvez tenha sido por isso que gostei mais do filme. Por outro lado, achei a escrita mesmo muito juvenil, algo que o filme não me tinha suscitado (acho até que o filme não será adequado a um público muito jovem). Susanne Collins escreveu este livro para miúdos, e acho que nunca tinha sentido tanto isso num livro.

Recomendo, pelo lado de ficção científica que tem, pela história de evolução/revolução que apresentam dos atuais EUA, mas tenham em mente que não deixa de ter como pano de fundo uma miúda de 16 anos que não sabe se gosta mais do companheiro de sempre ou do parceiro que a acompanha agora.

Um dia destes escrevo sobre o segundo.

Sem comentários: