quinta-feira, 18 de março de 2010

Irena Sendler

Hoje recebi um e-mail sobre esta senhora. Não conhecia, mas senti a necessidade de vir partilhá-la no meu blog, para que ninguém como eu fique sem saber a sua história.


Uma senhora de 98 anos chamada Irena acabou de falecer. [15 de fevereiro de 1910 - 12 de maio de 2008]
Durante a 2ª Guerra Mundial, Irena conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações.

Mas os seus planos iam mais além... Sabia quais eram os planos dos nazis relativamente aos judeus (sendo alemã!)

Irena trazia meninos escondidos no fundo da sua caixa de ferramentas e levava um saco de sarapilheira, na parte de trás da sua camioneta (para crianças de maior tamanho). Também levava na parte de trás da camioneta, um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazis quando entrava e saia do Gueto.
Claro que os soldados não queriam nada com o cão e o ladrar deste encobriria qualquer ruido que os meninos pudessem fazer.
Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças.
Por fim os nazis apanharam-na e partiram-lhe ambas as pernas e os braços e prenderam-na brutalmente.

Irena mantinha um registo com o nome de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto, que guardava num frasco de vidro enterrado debaixo de uma arvore no seu jardim.
Depois de terminada a guerra tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir a familia. A maioria tinha sido levada para aa camaras de gás. Para aqueles que tinham perdido os pais ajudou a encontrar casas de acolhimento ou pais adoptivos.
No ano passado foi proposta para receber o Prémio Nobel da Paz... mas não foi seleccionada. quem o recebeu foi Al Gore por uns diapositivos sobre o Aquecimento Global. E agora o Obama!

Não permitamos que alguma vez, esta Senhora seja esquecida!!

A razão pela qual resgatei as crianças tem origem no meu lar, na minha infância. Fui educada na crença de que uma pessoa necessitada deve ser ajudada com o coração, sem importar a sua religião ou nacionalidade.
Irena Sendler



Mais informações aqui.

4 comentários:

Ana disse...

Atenção que o texto não é meu, faz parte do tal mail que recebi, à excepção da citação final, e da actualização da data de nascimento e morte.

Só para deixar claro que me parece que o prémio Nobel atribuído ao Al GOre foi vital numa altura em que muitos queriam resistir à ideia da importância de travarmos o Aquecimento Global. Não deixa de ser triste que esta senhora não possa ter sido reconhecida com este prémio, se bem que, mesmo não a conhecendo, não me parece que tenha perdido muito tempo da sua vida a pensar nisso.

=)

João Figueiredo disse...

Ok, está bem! O Al Gore foi vice do Império durante uns quantos anos e não fez NADA contra alterações climáticas. Apesar de ser um interessado nessa matéria desde a decada de 80, o menino enquanto foi Poder, aqui d'El Rei que só serviu para ir a inaugurações e dar ao Dunga, o capitão da selecção do Brasil, a 4ª taça do mundo ganha pelo Brasil.
Quanto ao Buraca Som Sistema (sem ofender o ppl da banda), então esse fez muito pela Paz....manteve as tropas no Iraque e no Afeganistão, enviou as tropas para o Haiti, para tornar esse país numa colónia....Enfim! Esta Senhora, o Aristides de Sousa Mendes, o Shindler, etc....esses nunca vão ser reconhecidos.....mas também digo, o Estado Israelita que veja estes casos e perceba as injustiças e o terror a que tem votado o povo da Palestina, esse sim, mereçedor dum prémio Nobel.

Ana disse...

Bem, quanto ao Obama concordo. Foi de facto uma vergonha e um atentado contra a inteligência do mundo.

Quanto ao Al Gore, percebo o teu ponto de vista. Mas que ele trouxe o assunto para a praça pública trouxe, e isso não se pode negar.

Bruno Martins disse...

Sabes que já não se sabe se estamos mesmo perante o aquecimento global? há já quem diga que isto vai acabar exactamente ao contrário. o universo vai continuar a expandir-se de tal maneira que acabará por congelar. bom, é só mais uma teoria. o certo é que esta senhora é um exemplo. ela sim, merece a distinção.

bom post.

BM