quarta-feira, 30 de março de 2011

Quão desesperante pode ser esta imagem

A vaguer pela net encontrei esta notícia e esta imagem:


É bastante comum ouvirmos campanhas de consciencialização sobre a escassez de água no planeta. Normalmente estão associadas a dicas de poupança - no banho ou enquanto lavamos os dentes, por exemplo. E também é bastante comum as pessoas não ligarem nada a essa problemática.

Mas é impossível ficar indiferente quando vemos imagens destas. A notícia diz que "oito milhões de pessoas na África Oriental precisam de ajuda devido à seca". 8 milhões, é quase Portugal inteiro! A falta de água em países como a Etiópia ou a Somália afectam não só os níveis de nutrição pela escassez de alimentos, como toda a actividade do país, sendo por exemplo notória o aumento do abandono escolar e até o encerramento de escolas.

Talvez valha a pena reflectirmos sobre os nossos hábitos de consumo. Porque a água não é um bem garantido em lado nenhum do mundo.

terça-feira, 29 de março de 2011

Melhor (?) mail que recebi até hoje

Talvez melhor não seja a expressão certa, mas com o assunto mais… peculiar, isso é.


Grande Bosta is now following you on Twitter!


Por mim tudo bem!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Yves Rocher - Catálogo 5/2011

Se estás interessado em adquirir produtos Yves Rocher não hesites em contactar-me.

E não percas as óptimas promoções deste catálogo e os lançamentos de novos produtos.


Catálogos completos aqui.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Algum dos estimados leitores deste blog…

… tem sugestões de alojamento bom e barato em Londres?

A gerência agradece! =)

Se tiverem tempo, vejam o vídeo todo

Grande improvement que os Homens da Luta fizeram na sua actuação: mais instrumentos, mais afinados, diria mesmo, mais empenhados.





E só para camaradas, vejam o vídeo até ao fim que acaba com uma pérola.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Sabem porque é que os gatos são espectaculares?

Porque hoje a minha Havana teve direito a uma latinha de comida (na verdade a ração acabou). Ouvia-a a miar insistentemente mas não fui ver o que era - pensei que era só de prazer pela comida.

Quando fui à cozinha deparei-me com um cenário maravilhoso. Como a comida tinha muito molho, e como deve ter deixado cair muitos bocados, o chão à volta da gamela estava todo sujo. Limpos e asseados como só os gatos sabem ser, a minha gata arrastou a esfregona até tapar toda a área suja.

Bonito, não é?


quarta-feira, 16 de março de 2011

É assim que se faz publicidade com estilo

Nem o Sr. de Azevedo nem a Sonae precisam que eu venha fazer-lhes publicidade. E nem devia…
Mas vi este vídeo e não resisti a partilhá-lo. Rui Unas Feat. Popota e Leopoldina, no seu melhor.




E fui só eu que reparei, ou a Popota tem ido ao ginásio?

terça-feira, 15 de março de 2011

Mais uma vez para relembrar

Este vídeo já está no blog, nos idos de 2008. Mas hoje adequa-se ao tema, por isso aqui fica:

WELCOME TO LITHUANIA


Para relembrar, ou até para conhecer. Com atenção pode descobrir-se muito sobre este país neste video.

VILNIUS - PRIMAVERA CULTURAL EM PORTUGAL

Recebi este convite através do Youtube e não podia ter ficado mais excitada com isto. A Câmara Municipal de Vila do Conde, em parceria com a Câmara Municipal de Vilnius, está a organizar uma série de iniciativas dedicadas à cultura lituana.


Tenho mesmo pena de não estar mais perto, e de não poder participar em todas as iniciativas. O programa é extenso e muito diversificado.

PROGRAMA:

Workshop - Esculturas de Fogo
Escultores: Gediminas Piekuras, Kestutis Musteikis e Arvydas Ališanka
De 21 Março a 25 Março
Azurara (Lugar da Junqueira)

Cinema Lituano
24 Março
21.30 - Viagem pela Lituânia de Vaidotas Digimas e Živilė Gallego
22.30 - Adeus, de Tomas Donela
Auditório Municipal de Vila do Conde

Conferência - Aspectos Relevantes da História da Lituânia
Dra. Rasa Gečaitė
24 Março, 18.30 h
Auditório Municipal de Vila do Conde

Exposição / Instalação - Os Trabalhos da Historia
Prof. Giedrius Kazimierenas
De 15 Março a 30 Março
Sessão solene com a presença do artista: 24 Março, 18.30 h
Auditório Municipal de Vila do Conde

Exposição de Trabalhos Gráficos
Tatjana Kazimiereniene
De 15 Março a 30 Março
Sessão solene com a presença do artista: 24 Março, 18.30 h
Auditório Municipal de Vila do Conde

Concerto Música Lituana
Voz: Sigutė Trimakaitė
Piano: Filipe Raposo
25 Março, 21.30 h
Auditório Municipal de Vila do Conde

Esculturas de Fogo - espectáculo final
Escultores: Gediminas Piekuras, Kestutis Musteikis e Arvydas Ališanka
25 Março, 23.00 h
Azurara (Lugar da Junqueira)

Informação completa aqui.
Podem também consultar a página do evento no Facebook.

Para quem estiver perto ou tenha possibilidade de ir, não perca!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Sobre crianças na televisão

Muito, mas mesmo muito, pode ser dito sobre crianças na televisão. Sobre a discussão do que é ou não trabalho infantil, da sua legitimidade moral.

Mas o assunto hoje é mais concreto: é sobre concursos de talentos para crianças.


Em primeiro lugar, parece-me muito pouco saudável as expectativas que são construídas à volta destes programas. Os que perdem (que são quase a totalidade das crianças que lá vão, se pensarmos que no fim só ganha um) saem dali tão emocionalmente arrasados, como se tivesse ficado assim provado que são péssimos e não servem para nada. A tristeza daquelas crianças ao ver um sonho (construído e alimentado por quem, pergunto) destruído, não pode ser compensada pela felicidade do que ganha. Depois, a exposição mediática a que são sujeitas as crianças (e toda a sua família), e que vêem a sua vida exposta, normalmente aos detalhes mais sórdidos, na televisão e na dita imprensa cor-de-rosa, presos a contratos que os obrigam a isso. É assim que queremos educar as nossas crianças?

A segunda razão foi de facto o que chamou à atenção ontem. Estava a ver televisão fora de casa, e fazia-se zapping entre o "Portugal tem talento" da SIC e o programa da TVI, um concurso com crianças a cantar. Era seguramente 0h30 quando me vim embora, e as ditas crianças continuavam alegremente a desputar o seu lugar ao sol. Na SIC, alguns adolescentes e crianças compunham tanto o leque de concorrentes como de espectadores (este já tinha terminado). Na TVI, todos os concorrentes são crianças e muitas outras enchiam as bancadas do público.

Programas com crianças no domingo à noite?! E é meia-noite e elas ainda lá continuam?!

Devo depreender que nenhum terá ido à escola hoje de manhã, e se foi duvido muito que com alguma atenção ao que por lá se passe.
Não me parece nada que estes programas (em directo) devessem ser à noite e muito menos a um domingo, véspera de dia de aulas. Fazia sentido que estes programas fossem, por exemplo, ao sábado à tarde. Mas isso não daria audiências, pois não?

E quanto aos miúdos? Que a TVI só se preocupe com o seu share, eu percebo (embora não aceite), mas e os pais? Será o ímpeto de ter um filho famoso, ou de preencher um vazio qualquer no seu percurso são assim tão mais importantes?

Para reflectir.

sábado, 12 de março de 2011

Para os que estão no Japão / 日本の方​​に / For those in Japan

Desejo que todos possam recuperar desta catástrofe o mais depressa possível.


私は、誰もが、できるだけ早く、この災害から回復できることを願う。


I wish everyone can recover from this disaster as soon as possible.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Rango


No domingo passado fui ver este filme. Sinceramente, há dias que me debato sobre o que escrever sobre o filme, mas em vão. Por isso não vou escrever (quase) nada.

Gostei, é muito divertido, inteligente na forma como a vida dos animais é descrita do ponto de vista da vida das pessoas. O filme conta com a voz de Johnny Depp no original, no papel de Rango, e é do realizador de "Os Piratas das Caraíbas".
O Rango (um camaleão que quer ser actor) é na versão portuguesa brilhantemente dobrado pelo Manuel Marques, que imprime um cunho bastante pessoal à personagem.

Vale a pena, não estou muito certa que não tenha momentos de difícil aceitação por crianças muito pequenas, mas tem a brilhante nota de 7,9/10 no IMDb.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Mais uma dica de sorteio



Para quem quiser habilitar-se a ganhar um Blending Brush (E25) Travel Size da Sigma, o sorteio é no blog "As Minhas Princesices" da Diana Cavaco.

Não custa nada tentar.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Sobre o Festival da Canção 2011

Parece-me que quanto mais interactivos são os espectáculos de televisão antes de começarem mais vontade o público vai ter de os ver. Pelo menos comigo foi assim. Há muito tempo que não acompanhava em directo um Festival da Canção, mas este ano tinha mesmo vontade de o fazer.

A noite foi animada, sem dúvida um bom espectáculo, mas surpreendeu-me a pouca qualidade da maioria das músicas apresentadas. Fiquei muito desiludida com a Wanda Stuart, as 7 Saias estavam muito menos radiantes do que costumam estar, e sobre "Tensão" e "Boom boom yeah" não faço outro comentário que "mau de mais".

O que me surpreendeu mais não foi terem ganho os Homens da Luta (mais sobre isso já a seguir) mas sim a fraca pontuação e aceitação que teve a música do Henrique Feist. Digo-vos que foi a minha favorita, e cada vez que ele tinha uma pontuação miserável por parte dos vários júris regionais (e foram muitas) dava-me uma raiva como se se estivesse a cometer a maior injustiça do mundo. Gostei da música, gostei do espectáculo que a envolvia. Por mim, 12 pontos para o Feist.


Quanto aos Homens da Luta, devo desde já dizer que votei neles durante a fase de apuramento dos finalistas, que comemorei efusivamente (embora com muita surpresa) os 12 pontos atribuídos por Bragança e Viseu e pela votação do público. A verdade é que esta dupla é um fenómeno de popularidade que há muito extravasou os limites dos seus programas de televisão, e isso foi notório logo nas tais votações preliminares. Depois, resta saber até que ponto os portugueses de facto votaram neles porque eles são da TV, ou porque se revêm neste embalo de intervenção, nesta crítica social baseada numa constatação da realidade que muitos querem esconder. Eu gosto de acreditar que é a segunda opção. Se acho que vamos mal representados, não acho.




HOMENS DA LUTA – A LUTA É ALEGRIA

Por vezes dás contigo desanimado
Por vezes dás contigo a desconfiar
Por vezes dás contigo sobressaltado
Por vezes dás contigo a desesperar

De noite ou de dia, a luta é alegria
E o povo avança é na rua a gritar

De pouco vale o cinto sempre apertado
De pouco vale andar a lamuriar
De pouco vale o ar sempre carregado
De pouco vale a raiva para te ajudar

De noite ou de dia, a luta é alegria
E o povo avança é na rua a gritar

E traz o pão e traz o queijo e traz o vinho
E vem o velho e vem o novo e o menino
E traz o pão e traz o queijo e traz o vinho
E vem o velho e vem o novo e o menino
Vem celebrar esta situação e vamos cantar contra a reacção

Não falta quem te avise «vai com cuidado»
Não falta quem te queira mandar calar
Não falta quem te deixe ressabiado
Não falta quem te venda o próprio ar

De noite ou de dia, a luta é alegria
E o povo avança é na rua a gritar

E traz o pão e traz o queijo e traz o vinho
E vem o velho e vem o novo e o menino
E traz o pão e traz o queijo e traz o vinho
E vem o velho e vem o novo e o menino
Vem celebrar esta situação e vamos cantar contra a reacção

A luta continua quando o povo sai à rua!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Objecto de desejo

Pensavam que vinha para aqui dizer que quero o iPad2. Muito óbvio, não? Mas não completamente errado.

#8 - Volkswagen Bulli

Para quem anda (ou devia andar) à procura de carro, que notícia podia ser melhor que:

O regresso da carrinha “Pão de Forma”

A icónica carrinha que a Volkswagen apresentou em 1950 vai ser relançada numa versão mais moderna, com seis lugares, motor eléctrico - com autonomia para 300 km e velocidade máxima de 140 km/hora - e iPad para controlo do sistema de entretenimento. A notícia foi avançada pelo fabricante no Salão de Genebra, que informou que o veículo terá como nome “Bulli” e será mais curto e largo que a original “Pão de Forma”, para além de uma frente menos quadrada.
Todavia, a Volkswagen não confirmou, ainda, que o veículo vá efectivamente para a linha de produção…

Notícia e imagem retiradas de Marketeer Online.

Ok, QUERO!

quarta-feira, 2 de março de 2011