quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

St.º António abençoa casais homossexuais

O santo padroeiro de Lisboa pode vir a abençoar casais de lésbicas e gays. Ao que o SAPO apurou junto da Câmara de Lisboa, numa próxima edição dos Casamentos de St.º António, também os casais homossexuais se poderão candidatar à bênção do santo popular.



Notícia completa aqui (não vale muito a pena ler os comentários, que conseguem não só ser homofóbicos como racista e xenófobos - impressionante!).

A ILGA respondeu “Seria estranho que assim não fosse”, e eu digo o mesmo.

ACTUALIZAÇÃO: Afinal não!

7 comentários:

Bruno Martins disse...

Por acaso não concordo.

Os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, só poderão ser celebrados no registo civil e não numa cerimónia religiosa.

Ora, a tradição diz que o SANTO (da igreja) vai abençoar os noivos... então que sentido faz fazerem-se casamentos no civil?
Mesmo, claro, para casais heterosexuais!!! Esta é uma cerimónia religiosa, que foi totalmente mediatizada e banalizada... quem não se quer casar pela igreja (ou não pode...), porque raio é abençoada pelo Santo?

Acho isto uma fantochada... eu, se fosse gay, nunca me iria expôr a isto. Como heterosexual, também não!:p

PS.: comentários racistas e xenófobos são sinónimo de ignorância.

BM

Ana disse...

Pois, não concordo contigo. Sendo assim, o que está em causa é haver casamentos civis nesta iniciativa, e não que esses abranjam os casais homosexuais.

Posso até perceber a tua ideia, mas no fundo esta iniciativa da CML é um grande acto social, na medida em que ajudam uma série de casais no começo das suas vidas. Se a questão aqui é ser uma actividade estritamente religiosa (que já não o é hoje em dia), então a questão é discutir se pode haver casamentos civis ou não, e não se são homo ou heterosexuais.

PS: Concordo a 100% com o teu PS
(salvo seja)

Magias disse...

A Igreja Católica não permite que indivíduos do mesmo sexo se unam em casamento, tal como parece estar a considerar que pessoas de religiões diferentes (heterosexuais) não o possam fazer.
Para mim, face a esta posição, não tem lógica que estes noivos possam ser abençoados por Santo António, por muito desvirtuada que já esteja esta celebração. Não é só a Câmara Municipal que está presente, a Igreja também e, é contra.
Ao ouvir o Papa falar deste assunto ficamos com os "cabelos em pé" pelos argumentos que ele utiliza.
Vai demorar ainda bastante tempo ( infelizmente), até existir uma mudança de mentalidades para deixar de haver comentários/ comportamento racistas e xenófobos.
As mudanças de mentalidades são as que mais demoram a processar.
Concordo com o Bruno quanto à fantochada... necessidade a quanto obrigas!!!
Beijinhos para os dois :)

Ana disse...

Acho que é importante dizer uma coisa. A iniciativa da Câmara consiste em pagar a boda (e não sei se mais alguma coisa, mas penso que sim) a novos casais. Esta iniciativa está dividia em duas categorias - os que casam pela igreja e os que não o fazem.
Sendo assim, para os que não casam pela igreja, o que interessa que tipo de casais são?

Mas uma vez, se a questão é ser o Santo António (que hoje já é mais uma desculpa para a coisa acontecer) então o que deveria dizer é que acabem com os casamento exclusivamente civis, e não com os de homosexuais.

Magias disse...

O melhor seria alterarem uma parte do nome e criarem o "Noivas se Santo António e de Lisboa".
Todos ficavam englobados, a cerimónia religiosa e a exclusivamente civil.
Penso que é uma coisa parecida com esta que vai acontecer.

Ana disse...

A verdade é que quem começou a organizar o evento foi um conjunto de comerciantes e empresários da cidade, e desde 1997 que é organizado exclusivamente pela CML (com uma data de patrocinadores, empresas que fornecem as coisas e tal).

Ana disse...

Ah, e uma coisa por causa de um e-mail esquisito que eu recebi - as cerimónias civis não serão novidade este ano. Já há uns anos (não sei quantos) que há noivos que optam por bodas estritamente civis (há um número máximo, penso que de 5, para casais "civis").