quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ter Gripe A

Tenho dito aos meus amigos que acho que ter Gripe A deve ser super chique, afinal de contas só um grupo restrito tem. É como ter uma cartão para entrar nas discotecas mais badaladas, ou em festas de famosos.

Mas quando terça-feira acordei com febre, tosse, a chamada "ranhoca", dores de cabeça e pelo corpo todo, não pude deixar de recordar a notícia de uma jovem que morreu de Gripe A em poucos dias porque não ligou nenhuma aos sintomas que apresentou. Já na altura em que li a notícia pensei: isto era o que me aconteceria, de certeza.

Por isso quando acordei assim resolvi ficar em casa, e depois de uma visita forçada à minha faculdade, onde fui invadida por folhetos e cartazes sobre a gripe e líquido anti-séptico por todo o lado decidi ligar para a Linha Saúde 24.

A espera não é nada agradável, e o inquérito também não. Depois de um batalhão de perguntas a conclusão foi "uma vez que não tem mais de 38º de febre, não tem Gripe A, vou reencaminhar-lhe a chamada para o atendimento geral, se não se importa". Ora bela conclusão a ser tomada depois da primeira pergunta, qual é a sua temperatura. Mas não, só depois da pergunta número 135 é que se retira essa conclusão.

Não, não me importo, mas a essa altura não sabia ainda que teria que responder a todas as perguntas de novo. A senhora enfermeira muito simpática que me atendeu lá me disse que precisava de repouso e líquidos, Mebocaína para a garganta, água do mar para lavar o nariz e um xarope para a expectoração.

Ao fim de dois dias continuo com os mesmos 37º de febre (com pequenas oscilações), com a mesma tosse, a mesma expectoração e ranhoca, as mesmas dores de cabeça e no corpo.

Bem, todos sabem que detesto medicamentos, mas nada é pior que "morreu ao fim de dois dias porque não ligou nenhuma aos sintomas". Enquanto isso, continuo nesta missão eco-terrorista de gastar quilos de lenços, papel higiénico e rolos de cozinha.

Vou sair de casa pela primeira vez porque tenho uma reunião inadiável. Pelo sim pelo não, a quem se cruzar comigo, nada de beijinhos.

4 comentários:

Bruno Martins disse...

como tudo... não há que ter pânico. mas não respeitar pode ser um erro fatal.

(olha que sério que pareci, ahn?)

não és nada chique!
dava jeito para umas horas de conversa... "ah e tal, tenho uma amiga com gripe A..."

lolololololololol

BM

Ana disse...

Eu sei que não sou nada chique, nem a Gripe A me pega.

Hoje estou particularmente desanimada.
:/

Magias disse...

Atchimmmmmmmmmmm. Nem eu, precisava de um descansozinho pelo menos para pôr o sono em dia!!!!
;)

Ana disse...

Isso já tive de sobra.

Tossir e respirar mal também cansa.