A cidade que quanto mim melhor mistura a sua cidade antiga (medina) com a cidade nova, tudo numa harmonia marroquina.
Da cidade de Marraquexe destaco:
Da cidade de Marraquexe destaco:
Como tantos outros edifícios, o exterior não faz adivinhar a espectacularidade do interior. O pátio central é sem dúvida lindíssimo.
A entrada foi paga em conjunto com outros dois monumentos - 60Dh.
As exposições relatam um pouco da história marroquina. A porta da entrada é também de destacar.
É uma antiga escola do Corão, agora transformada em museu. Mais uma vez os pátios interiores abundam, mas a destacar são as portas pelo seu tamanho reduzido - como se pode ver na imagem.
Os quartos para os estudantes são efectivamente pequenos, um pouco clastrofóbicos.
O terceiro monumento incluido no pacote de visitas do bilhete foi difícil de perceber para que servia. Uma torre, com uma espécie de tanque no piso de baixo, ao centro.
Pois é, este monumento é um WC!
Os souks são os mercados tipicamente marroquinos, tal e qual como os imaginava. Ruas estreitas, sobrelotadas, onde se encontra de tudo. Regatear é a palavra de ordem!
Somos assediados só de olhar para um artigo. Contacto visual com um vendedor dá de certeza direito a que te perguntem se estás interessado num determinado artigo. Consegue-se comprar aqui comida e bebida muito barata.
Marraquexe parece um souk gigante, mas na verdade está dividida em vários mercados, todos eles identificados pelos respectivos nomes.
A quantidade de malas, vestidos árabes, sapatos e bijuterias fazem dos souks o paraíso para qualquer mulher.
É possível chegar a bons preços, mas é preciso ter sempre em atenção os exageros.
Ou o que resta dele, pelo menos. São na verdade as ruínas, ainda assim muito interessantes e que permitem umas belas fotos panorâmicas da cidade. O preço da entrada é de 10Dh, e por outro tanto é também possível ver um antigo trono.
(continua...)
Sem comentários:
Enviar um comentário