segunda-feira, 28 de julho de 2008

Duas luas em Agosto? Ou não?...

Hoje recebi este e-mail:

Todo o Mundo está à espera.
O Planeta Marte será o mais brilhante no início da noite.
Parecerá tão grande quanto a Lua cheia. Isto acontecerá no dia 27 de Agosto quando o planeta Marte ficar a 34.65M milhas da Terra.
Vê o céu no dia 27 de Agosto, 12.30am. Parecerá que a Terra tem 2 luas. A próxima vez que ele ficará tão perto da Terra será em 2287.

Não sejas egoísta, partilha com os teus amigos pois NINGUÉM VIVO HOJE voltará a vê-lo.



Se pesquisarem na net encontram vários blogs com a mesma notícia, alguns em 2006 e em 2007 também. Depois disto encontrei vários outros blogs com desmentidos a esta notícia, como aqui:

Bem que eu gostaria de ver isso, mas não rola.

Explicação técnica:
Marte, quando fica em conjunção com a Terra, no ponto mais próximo, está a 4 minutos luz de distância. A lua está a somente 1 segundo luz de distância. Muuuuito mais perto.

Mesmo Marte sendo maior que a lua (não sei quantas vezes), a distância dele da Terra em comparação com a mesma distância da lua é muito grande (em torno de 240 vezes mais longe).

Veja aqui algumas comparações de tamanhos de planetas/estrelas:
http://www.rense.com/general72/size.htm



Ou aqui:

O que estão fazendo é um sensacionalismo muito grande.
É um comportamento prejudicial à ciência astronómica, pois
os leigos ficarão decepcionados e vão atribuir aos astrónomos
estas previsões. Aliás, foi o que ocorreu com as previsões
relativas ao cometa Halley em 1986.



O que estes sites dizem é que é possível que o planeta Marte se encontre mais brilhante neste dia. Verdade ou não, não custa nada conferir.
 

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Esclarecimento

Hoje recebi um e-mail com este texto:

No passado dia 17 de Julho a Acção Animal distribuiu mais de 500 panfletos pelo fim das touradas em Portugal e pelo respeito aos milhares de touros que são anualmente torturados em nome do entretenimento e da tradição.

O Pedro, uma das pessoas que recebeu o nosso panfleto, disse que estava indeciso sobre a sua posição em relação às touradas, devido à sua importância em manter a espécie do touro bravo.

Esclarecemo-lo na altura mas ficam aqui os argumentos que certamente serão úteis para outras pessoas.

Os proprietários das ganadarias mantêm os touros nos seus terrenos, não porque tenham uma grande consciência ecológica e ambiental, mas porque daí retiram dinheiro. Muito dinheiro. No dia em que os touros deixarem de ser vendidos a 2000 euros cada, cerca de 2600 animais por ano (DN, 2007), e deixarem de receber subsídios locais, nacionais e europeus para a criação de touros de lide, os proprietários das ganadarias rapidamente se esquecerão de qualquer importância ecológica ou da biodiversidade do touro bravo.

É esta a principal, senão a única, verdadeira razão para a continuação das touradas no nosso país - interesse económico.

É claro que, para desculpar o indesculpável, atiram para os olhos o facto de se querer proteger uma espécie. Mas nem o touro bravo é uma espécie nem a extinção desta raça é irremediável e obrigatória quando as touradas acabarem.

Nada impede o Estado português de criar parques naturais ou outras soluções viáveis para a conservação destes animais.

O que não pode nunca acontecer é justificarmos o sofrimento e morte de um ser com a capacidade de sofrer para o poder "conservar".

A conservação do panda passa por espetar bandarilhas no seu dorso? A recolocação do lince ibérico na Península Ibérica passa por o pegarmos de caras?

A conservação de espécies / raças, não é argumento para continuar a haver touradas. É um papel que tem de ser assumido pelos portugueses e pelo Estado e não por empresas que da exploração desses animais retiram avultados lucros.

Existe outro argumento frequente, que é o da conservação dos ecossistemas, mas este é ainda mais frágil. É que estamos a falar de um animal totalmente domesticado, que só existe por selecção artificial de características de interesse. Isto significa que um touro bravo é totalmente substituível senão supérfluo na manutenção dos montados portugueses.

Voltamos então ao único argumento de peso para a manutenção das touradas. Os interesses económicos. Interesses esses que vivem de um espectáculo que promove a ideia de que existe justiça e igualdade em colocar um animal num local estranho e com regras definidas pelos humanos; que coloca animais numa luta que estes não desejam entrar (mas são forçados a isso); que vive da diabolização da imagem de um herbívoro territorial e faz disso um espectáculo de entretenimento.

É vital rejeitarmos esta visão subvertida da realidade. É preciso dizer que a tourada não é uma fatalidade e que podemos acabar com uma das formas mais indignas e desumanas de tratamento dos animais da actualidade. É incontornável assumirmos este como um dos principais objectivos do movimento de defesa e de direitos dos animais.

Hugo Evangelista - Biólogo
Acção Animal
  

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Inquérito

"Do you agree with the use of real fur in the making of bearskin hats
used by the military?"

[Concorda com a utilização de peles reais na realização dos chapéus utilizados pelos militares?]


No site do jornal "The Resident Online" está o inquérito online com a pergunta (na barra lateral direita). Concordas?
  

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Distribuição de panfletos contra as Touradas no Campo Pequeno

Amanhã, dia 17, pelas 12h, a Acção Animal irá fazer distribuição de panfletos contra as touradas.

O ponto de encontro é em frente à Praça de Touros do Campo Pequeno, junto das escadas rolantes na saída do centro comercial.

A distribuição dura entre 45 a 60 minutos.

A tua participação é muito importante, já que esta é uma oportunidade de dialogar com pessoas que nunca reflectiram sobre o tema das touradas e de confrontar alguns aficionados com a crueldade envolvida na tourada.

Se estiveres disponível a colaborar, confirma a tua presença por e-mail (geral@accaoanimal.com) ou enviando um sms para 918370766.

Cumprimentos,
P'la Acção Animal
  

Festa do Avante! 2008 - Compra já a tua EP!



Compra já a tua EP!

A EP - entrada permanente - é o bilhete que te dá acesso a dezenas de espectáculos, exposições e tantos outros acontecimentos nos três dias da Festa.

É também uma ajuda para a organização da festa e o PCP, o promotor daquela que é a maior iniciativa político-cultural que se realiza no país.

Compra já a tua EP, agora custa € 18,50. Nos dias da Festa vai custar €27,00.

Caso queiras comprar a tua EP entra em contacto comigo.

Vêmo-nos na Festa!



quinta-feira, 10 de julho de 2008

Remodelações

Hoje foi dia de remodelações. O objectivo principal era acrescentar uma barra lateral esquerda onde pudesse pôr cartazes de publicidade a eventos ou campanhas. Claro que para isso todo o blog sofreu alterações (confesso que nem todas foram por minha vontade). Perdi todas as formatações adicionais que tinha feito ao longo do tempo bem como toda a minha barra lateral direita, que tive de refazer totalmente.

Outra boa novidade, uma vez que era uma coisa que queria fazer desde o início mas que nunca tinha conseguido, é a lista de etiquetas estar disposta em nuvem, com os mais usados a aparecerem maiores.

A lista de blogs também está diferente, uma vez que ordena os links pela data da última alteração e mostra o título do último post.

As únicas coisas que faltam fazer é recolocar a Shoutbox e retirar alguns botões extra das mensagens, como trackbacks e bookmarks, mas ainda não percebi como fazê-lo.

Actualização: Shoutbox introduzida!
Actualização 2: Trackbacks retirados!

  

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Manhãs de Chi-kung na Ramada








A TODOS OS INTERESSADOS EM COMBATER O STRESS E PROTEGER A SAÚDE, ATRAVÉS DA PRÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA.


MANHÃS DE CHI-KUNG NA RAMADA

DOMINGOS DE JULHO
06, 13, 20 E 27
PELAS 09H30 – PARQUE 25 DE ABRIL

Observações: Use Roupa Confortável e calçado desportivo (Ténis)



5 de Julho na Ramada





CONVITE À POPULAÇÃO

A Junta de Freguesia da Ramada convida a população da freguesia a participar nas iniciativas do dia 05 de Julho.


MANHÃ INFANTIL:
Das 10h00 às 13h00 – Insufláveis no Parque Infantil 25 de Abril e no terreno em frente à Escola Primária Maria Costa na Ponte da Bica


TARDE JOVEM:
Das 18h00 às 21h00 – No Parque 25 de Abril
Espectáculo Musical – Bandas de Garagem


quinta-feira, 3 de julho de 2008

O rumo deste blog

Agora que acabou a minha aventura ERASMUS este blog aparentemente perde a sua validade. No entanto ainda há muita coisa para dizer, e por isso não acaba aqui a sua missão.

Por um lado, muitas fotografias ficaram por mostrar, muitos lugares e viagens por descrever. Por isso, a pouco e pouco e conforme o tempo disponível permitir irei colocando aqui as notícias que não foram publicadas antes.

Por outro lado, este blog servirá também para poder escrever sobre aquilo que me apeteça escrever, para divulgar o que me parecer conveniente divulgar e por aí fora.

Apenas para que haja alguma diferença entre os diferentes posts todos os que foram escritos em ERASMUS e os que forem escritos daqui para a frente relativos a este período terão a etiqueta (tag) erasmus.
  

terça-feira, 1 de julho de 2008

O regresso

Há duas semanas que estou em casa e ainda não tive sossego. É desfazer as malas, comprar o que faz falta, ver e rever toda a gente, voltar a treinar, voltar a trabalhar, estudar para os exames. Ah, e tentar fazer isto tudo sem romper bruscamente com a vida descansada que tive estes meses.

Quase todos a esta altura devem saber, mas a minha chegada foi das melhores coisas que já fiz até hoje. A verdade é que todos me esperavam no dia 22 de Junho, e para grande espanto dos que me esperavam eu cheguei no dia 17.

Pois foi, e as caras que vi foram situações impagáveis e inesquecíveis. Todos, desde a minha mãe, ao meu pai, o meu irmão, os meus colegas de trabalho ficaram estupefactos a olhar para mim com aquela expressão de quem está ver um cão a cantar ou um piriquito acrobata.

Agora é voltar à vidinha de sempre...