segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Reportagem da Visão e SIC sobre repórter vegano durante 2 meses

Bem, não sei se viram a reportagem que deram na SIC no último domingo em que um repórter se torna, de um dia para o outro e durante 2 meses, vegano, e faz uma reportagem sobre isso.

Conclusão, a reportagem foi péssima, e aqui fica a Carta Aberta que o Centrovegetariano.org escreveu à SIC e à Visão sobre o assunto.
 
E já agora fica também o comentário à Carta Aberta que eu deixei no site:

Eu sinceramente cheguei a meio e desisti. Também soube da reportagem pela minha mãe que me disse "filha, amanhã dá na SIC uma reportagem sobre uma pessoa que se tornou vegetariana e parece que não correu muito bem". Claro que aquilo foi uma fantochada.

O que eu gostei mais foi a sua refeição de despedida: bifes com batatas fritas de pacote. Sim, senhor, muito saudável. Proteína e gordura animal em excesso - sim, eram para aí uns 5 ou 6 bifes de peru - e a gordura das batatas. O que é que aquilo tinha de saudável?

Fazia mais sentido terem pegado em alguém que quisesse de facto se tornar vegetariano, verdadeiramente motivado e com todas as informações necessárias, do que alguém que, como já disseram, se via claramente que partiu para a experiência com o resultado definido.

Mais, tenho a dizer que como vegetariana (ovo-lacto, na verdade) nunca deixei de participar em qualquer evento, almoços e jantares de família ou amigos, Natal, Páscoa, enfim. Admito que para um vegano não será tão simples ir a um restaurante comum (porque em último caso opto pelas omeletes), mas até aí é possível arranjar bons almoços. E depois, as nossas refeições não têm que ser todas uma roda dos alimentos perfeita. Se esporadicamente vou a um restaurante almoçar e só consigo arranjar, sei lá, arroz e couves cozidas ou apenas uma salada mista, ok, não é equilibrado, e depois? Ao lanche ou ao jantar compenso. Obviamente que se me limitar a todos os dias comer o mesmo não é saudável, mas julgar uma dieta alimentar por uma refeição é ridículo.

Felizmente a própria SIC faz uma boa promoção do vegetarianismo no programa da SIC Mulher, Mundo das Mulheres, com o André Maia.

2 comentários:

h disse...

é esporadicamente... não exporadicamente! lol
beijinhos ;)

Ana disse...

Obrigada, por acaso já tinha reparado, quando reli o comentário no outro site apercebi-me que tinha escrito mal, depois quando copiei deixei ficar. Uma vez que já foi detectado o erro, vale a pena a correcção.