segunda-feira, 16 de julho de 2012

Complexo Turístico da Serra da Atalhada

Uma pessoa visita o RAF Park e fica totalmente desacreditada na capacidade do português desenvolver projetos de sucesso. Mas depois chega ao Complexo Turístico da Serra da Atalhada e vê que mesmo cá se pode fazer (e faz) muita coisa.

Começando pelo início. Este complexo de turismo rural situa-se na freguesia de Friúmes, concelho de Penacova, e surgiu «pela mão do Centro de Convívio do Zagalho e Vale do Conde, com apoio do Município de Penacova, e do IPJ, (através do programa PAAJ e dos campos de trabalho nacionais)» e que, desde dezembro de 2006, está «a ser gerido, pelo Grupo de Solidariedade Social, Desportivo, Cultural e Recreativo de Miro.»

O conceito não podia ser mais encantador. Um conjunto de 23 moinhos degradados e abandonados no cimo de uma montanha que, uma vez recuperados, se transformaram então no complexo de turismo rural. Deste complexo fazem parte ainda um bar, um restaurante e um posto de turismo da Freguesia de Friúmes, bem como um parque de merendas e uma vista deslumbrante.

Os moinhos são então o ponto principal deste complexo. Para além dos que são propriedade privada, neste momento existem 4 para alugar. O piso de baixo tem uma casa-de-banho, uma "cozinha" (com um micro-ondas, mini-bar, máquina de café e lava-loiça) e uma mesa de refeição para dois. O andar de cima é o quarto, com uma cama, armário e televisão (um dos miúdos dispõe de acomodação para duas crianças). Como diz o próprio site, é um espaço que convida ao romantismo e a uma relação próxima com a natureza. Passeios pela serra e pelas populações vizinhas e, claro, um céu estralado a que os moradores das cidades não têm acesso todos os dias. O pequeno-almoço é deixado todas as manhãs na porta do moinho (não se esqueçam de não o deixar ao sol até à hora do almoço).

Fonte          Fonte
Fonte          Fonte

Como a minha passagem por este complexo foi muito curta não deu para viver todas estas experiências, mas é sem dúvida um espaço que recomendo. É um espaço bem pensado e com muito potencial de desenvolvimento. Por um lado mais moinhos esperam intervenção e por outro muito pode ainda ser feito em termos de arranjos exteriores e até de pequenos pormenores dentro dos moinhos. É um bom exemplo de intervenção camarária na potenciação do turismo local, que poderá crescer ainda mais (acredito) com uma maior divulgação.

Infelizmente não tinha máquina fotográfica e a bateria do telemóvel estava a morrer, mas ainda deu para registar o momento:




Para mais informações, ficam os contactos:
http://serradatalhada.com.sapo.pt/
http://serradatalhada.no.sapo.pt
serradatalhada@sapo.pt
Telefone: 239476182 / 969059240

Sem comentários: