sábado, 14 de fevereiro de 2009

Do fundo do baú: SEXTA,13... SÁBADO,14...

Encontrei este post num blog velhinho que eu escrevi, a bem dizer, noutra vida, mas que ainda anda para aí perdido nos corredores frios da internet. É giro por ser sobre o dia de hoje, mas mais engraçado foi ser também uma sexta-feira 13 e um sábado 14 de Fevereiro. Vale a pena recordar!


Olá eu! Alguém me consegue explicar a superstição que ronda as sexta-feira, 13? Já não consigo perceber a suposta carga negra que envolve o número treze, mas qual é a diferença entre ser quinta, 13 – que ninguém liga – e a sexta, 13?

A mim, nunca me aconteceu nada de mal neste dia, quer dizer, nada que não aconteça noutros dias. É mais um dia! Porque também não me parece bem que para contradizer esta tendência se faça da sexta-feira, 13 um dia de sorte. Acho que pior que a sexta, 13, é o sábado, 14. Porque de facto o Dia dos Namorados é um dia mau, esse sim a evitar.

Por um lado, porque é só para lembrar aos desgraçados sem namorado (como eu, snif, snif) que há os que têm e que estão muito melhor que nós.
Por outro, porque se não gosto do Natal como desculpa para juntar a família e dar prendas (acho que isso devia ser espontâneo e todo o ano), também não gosto do Dia dos Namorados como desculpa para haver muito amor e muito carinho e dar prendas. Trocas de amor (sejam prendas ou um simples beijo), ao que me parece, deve ser todos os dias, ou quando se quer, apenas quando se tem vontade.
Por fim, porque este dia, à semelhança do Natal, do Dia da Mãe, do Dia do Pai, do Dia da Criança, é mais uma estratégia de markting e um motivo para as lojas venderem desenfreadamente. Entrem num centro comercial. Olhem em volta e comparem com aquela loucura do Natal. Troquem os corações por estrelas ou Pais Natal. É exactamente a mesma coisa: uma maneira de facturar.

E nós, quais ovelhas guiadas por um pastor (e não se esqueçam do cão que ajuda), vamos atrás e ainda achamos lindo e natural...

Não percebo.

___eu___

2 comentários:

Bruno Martins disse...

Ora bem. Isto tem uma história. Aliás, várias.

Há quem diga que a superstição da sexta-feira 13, advém do negro dia em que Jesus Cristo foi executado: precisamente numa sexta-feira 13 (não esquecer que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico).

Por outro lado, há quem defenda que tem que ver com o dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França e muitos dos seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Ou seja, muita perseguição e matança sanguinária.

Vem daí.

O Dia dos Namorados vem da América, pois claro. E é nada mais nada menos que uma estratégia capitalista de fazer o povinho gastar dinheiro.

lol

BM

Ana disse...

Sim,por acaso já conhecia essas versões para a S13. Na altura é que não, e talvez não me tenha dado ao trabalho de procurar...
=)