quarta-feira, 22 de julho de 2009

Há coisas que nem a "politiquice" justifica

Quando penso que vou ter tempo livre porque acabei as aulas, a verdade é que não tenho tempo livre porque o trabalho na junta é mais que muito, e lá vai ficando o meu blogue sem notícias frescas.

Há umas semanas que queria vir partilhar algo que de certa forma me revoltou bastante. É que, como digo no título, as "guerrinhas" entre partidos e as "politiquices", para mim, não justificam tudo. É que quando vemos os nossos governantes a colocar os seus interesses e estas mesmas "guerrinhas" acima de tudo e de todos, acima dos interesses dos cidadãos e dos interesses das suas terras, não posso deixar de me sentir revoltada.

Já toda a gente percebeu que Câmara Municipal de Odivelas e Junta de Freguesia de Odivelas não se dão. À partida isto é já uma grande falha, porque o facto do executivo da referida junta ser composto por independentes, membros revoltados e saídos do PS, não devia no fim das contas constituir motivo para que as duas entidades não mantenham uma relação sã.
Amigos, amigos, negócios à parte, diz o povo e com razão. Lá por as respectivas presidentes não serem amigas, não se falarem a nível pessoal, não devia implicar qualquer atrito institucional.

Mas a questão concreta que me faz escrever hoje foi o facto de a câmara de Odivelas, neste mês, ter realizado eventos e festas para a população, ao mesmo tempo que a Junta organizava as festas da Cidade de Odivelas. Então mas isto faz algum sentido?

Senão vejamos - as Festas da Cidade de Odivelas são um acontecimento já com raízes e tradição em Odivelas (ainda me lembro, tinha 15 anos quando participei a primeira vez nestas festas, logo pelo menos já têm 9 anos), que se realizam todos os anos pela mesma altura. As Festas há muito que já extravazaram as fronteiras quer da freguesia de Odivelas quer do próprio concelho, e são sem dúvida um marco turístico-cultural do concelho. A Câmara de Odivelas devia era promover estas festas, apoiá-las na medida das suas possibilidades, e evitar fazer grandes eventos na mesma altura em qualquer parte do concelho, e muito menos na própria cidade de Odivelas. Não faz qualquer sentido combater realizações de carácter popular com outras - concorrência faz sentido entre os programas da SIC e da TVI, entre as promoções do Continente e as do Pingo Doce. Entre duas instituições públicas, duas autarquias com localizações coincidentes, que supostamente têm ambas o objectivo de zelar pelos interesses de um grupo comum de cidadãos, não parece bem que haja qualquer espécie de concorrência.
As festas organizadas pela Câmara, sobre as quais não vou aqui discutir a sua validade ou interesse, teriam tantas outras alturas para se realizarem, ou ainda, a serem realizadas nesta altura, poderiam ter sido feitas noutras freguesias, não causando tanto este efeito de concorrência.

Nas guerras internas do PS, nas guerras entre o movimento de independentes e o PS, quem perde é o desenvolvimento da cidade de Odivelas, quem perde são os cidadãos.

Enfim, é a política que temos no nosso concelho. Por aqui se vê quem está em política para fazer o quê.

2 comentários:

Fernando Sousa Silva disse...

Estou totalmente de acordo contigo. Acho que os políticos se esqueceram que a Política é a face colectiva da ética, que a Política é feito para e pelos cidadãos. Infelizmente, em Odivelas, alguns "politicozinhos" parecem não fazer a mais pequena ideia do que é ser "Político" (assim mesmo, com letra maiúscula). Descobri o teu site hoje, e gostei. Continua.

Renato Mattar disse...

Ana,

acabei encontrando seu blog por acaso.
Sou brasileiro e estou praticamente de malas prontas para ir estudar na Universidade de Vilnius.
Vi que ficaste cerca de 5 meses por lá e, se possível, gostaria que me desses algumas dicas sobre essa cidade e esse país.
meu e-mail é renatomattar@yahoo.com.br

fico muito agradecido caso você tenha a disponibilidade de fazer isso para mim.
Caso não tenha, fico feliz ainda assim de poder entrar em contato contigo. Seu blog é muito bom.

Beijos desde o Brasil.

Renato.