sábado, 7 de março de 2009

Sites, língua portuguesa e a política

Hoje encontrei por acaso o site da secção do PS aqui da minha terra. Quanto a isso, nada a dizer, parece-me até muito bem que o PS na Ramada queira informar a população da sua actividade. É até de dar os parabéns a quem teve essa ideia.

Mas o bonito veio quando comecei a olhar com "olhos de ver" para os conteúdos do dito site. Não resisti em vir aqui partilhar, pois espero que tenham um bocadinho tão animado como eu tive, e momentos de boa disposição são sempre bem vindos.

Comecemos pelo princípio. O site é novo, até aqui tudo bem. O grafismo é simples mas bastante elegante e apelativo, e eis senão quando... Bam!

(clica na imagem para aumentar)


Então não é que os links de destaque do PS na Ramada são o site do Partido Socialista, o site da Câmara Municipal de Odivelas (do seu partido) e o site do Jornal Nova Odivelas?? Então mas este jornal também é relacionado com o PS? É que institucional por institucional, sempre fazia mais sentido divulgarem o site da Junta de Freguesia da terra onde estão inseridos. Ou o objectivo não é informar?
Aqui, das duas uma, ou o JNO saiu do armário e se assumiu como órgão do PS, ou o PS na Ramada, sabe-se lá porquê, gosta bastante mais deste jornal do que de qualquer outro (ou de que qualquer outra instituição) ao ponto de o pôr em grande destaque na sua página.


Bem, mas seguindo recebemos, sem qualquer aviso prévio, a segunda chapada. Bam!

(clica na imagem para aumentar)


Como podem ver este texto deve fazer revirar o senhor Camões no seu túmulo, tal é a quantidade de pontapés na língua portuguesa que tem. Erros, meus amigos, acontecem. De certeza que encontrarão erros neste blog, ou na grande maioria dos sites que consultarem. Mas tantos em tão poucas palavras, é inédito.

Daqui destacaria:

  • a secção do PS não têm feito, mas sim tem feito;

  • não é uma grande esforço, mas sim um grande esforço;

  • sítio tem acento no primeiro i, a não ser que fosse a 1ª pessoa do singular do presente do indicativo de sitiar, o que não me parece;

  • «pode-se ver» é um erro bem comum entre os portugueses, mas claramente o que se queria dizer é pudesse, que para além de ser com u é com ss;

  • mais uma vez, sítio tem acento no primeiro i, a não ser que fosse a 1ª pessoa de singular do presente do indicativo de sitiar, o que mais uma vez não me parece;

  • para acabar queria só salientar que mesmo o PS avisando que «alguns erros podem ser encontrados», nada alerta o leitor de blog para isto.



  • Só para acabar, a terceira chapada, para mim a mais elaborada, chega logo de seguida. Bam!

    (clica na imagem para aumentar)


    É que no PS, ou na Ramada, não ocorrem eventos, mas sim inventos. Será que o que o PS faz é inventar novo vocabulário, ou uma nova gramática? Pois não deve ser esse o sentido, porque a certa altura lá aparece o congresso do PS como um "invento". Na volta é mesmo eventos.

    Será que quem escreveu para este site aprendeu a escrever pelos livros que a Câmara distribuiu nas escolas do concelho? Ou então ainda está à espera do Magalhães...

    Como mensagem final quero só aqui dizer aos amigos do PS que agora não vale a pena andarem de lupa na mão à procura de erros ortográficos em qualquer coisa que o PCP escreva, ou a Junta de Freguesia da Ramada, ou qualquer outro órgão onde o PCP esteja inserido. Primeiro porque, como já disse, erros acontecem. Segundo, porque já não seriam originais. E terceiro, porque não se podem queixar do que eu escrevi, que eu ainda me dei ao trabalho de apresentar as correcções. Agora é só copiarem.

    Assim se fala em bom português!