quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Prendas de Natal

Ainda agora começou o mês de Novembro e já se fala em prendas de Natal. Quem as recebe já antevê o que será, quem as dá já faz contas ao orçamento natalício. A dinâmica das prendas de Natal é algo que pode envolver as pessoas de tal forma que se torna prioridade número um nesta altura do ano.

E a grande recempensa de quem dá é, no fundo, ver o rosto daqueles que recebem a nossa prenda, o ar de felicidade e agradecimento que nos enche a alma e que vale qualquer esforço que a compra daquela prenda implique. Eu, pessoalmente, gosto de fazer prendas feitas por mim, acho que têm um valor especial por isso.

Bom, mas conversas à parte, é a essa dinâmica de dar e receber que eu quero apelar aqui.

A ideia não é nova nem é minha, mas porque não experimentarmos dar uma prendinha àqueles que normalmente não as recebem? Não vamos mudar o mundo, nem acabar com as desigualdades, mas vamos fazer alguém feliz. Porque no fundo, todos temos direito a isso. Pensem nos vossos filhos, nos vossos irmãos mais novos, nos vossos priminhos. Tentem lembrar-se das caras deles no dia de Natal. Agora tentem imaginar as crianças que vivem em instituições, muitas vezes com passados muito complicados; não acham que também elas mereciam esse olhar?

Nos vários fóruns e clubes de artesanato em que participo estamos a organizar algumas ofertas a instituições:
  • No fórum Missangarte está a acontecer um concurso de solidariedade, com prémios para o 1º, 2º e 3º classificados, e onde todas as peças apresentadas serão doadas à instituição Aldeia de Crianças SOS
  • No Clube Magia de Artesanato está a fazer-se uma colecta de peças que serão doadas à “SOL – Associação de Apoio às Crianças Infectadas pelo Vírus da Sida e suas Famílias”, para que eles as possam vender nas suas acções de Natal
  • Há já algum tempo que está na barra lateral esquerda aqui do blog um apelo à participação no "Movimento Pijaminha", onde a ideia é oferecer-se às crianças do IPO pijamas, pantufas, chinelos, meias, robes e fatos de treino, que eles tanto precisam.
  • As lojas Imaginarium e a Cáritas lançaram um projecto de solidariedade chamado "Um presente cheio de Natal" que consiste em entregarmos na loja uma caixa de sapatos enfeitada e cheia de prendinhas para oferecer a uma criança (que devemos definir à partida se é menino ou menina, e qual a faixa etária)
Agora tu é que sabes. Aqui estão apenas algumas ideias, mas procura outros projectos, talvez até projectos que aconteçam no sítio em que vives. O teu pequeno contributo pode fazer uma criança feliz.

E porque não só as crianças precisam de afecto e atenção podes ainda ver outro projecto qualquer - de sem abrigo, lares de idosos ou centros de dia, etc, etc, etc... As possibilidades são mais que muitas.

Aceitas o desafio?



Fotografia de Filipe Lucas Barroso, retirada daqui

    

4 comentários:

Andrea Santos disse...

Desafio aceite! O artigo está muito bom!
Bjs

Ana disse...

Obrigada, Andrea.

Anónimo disse...

Ana, parabéns pelo blog e pelo artigo "Prendas de Natal". Ele chamou a nossa atenção pela sua qualidade e interesse.

Já agora, aproveito para divulgar que desenvolvemos recentemente o Widget "Pedidos de Natal 2008" onde surgem automaticamente os desejos de natal mais pedidos em 2008. Desta forma disponibilizamos gratuitamente e de uma forma muito fácil, o acesso à nossa base de dados de Pedidos de Natal.

É uma forma especial de dar ideias para as Prendas de Natal deste ano, e todos podem usufruir! Tudo o que o dono de um site precisa de fazer é copiar o código que disponibilizamos gratuitamente no nosso site.

Convidamos a que faça um post no seu blog a divulgar os Pedidos de Natal 2008.

O endereço dos "Pedidos de Natal 2008" no nosso site é http://natal.com.pt/prendas-de-natal e o endereço directo para o Widget "Pedidos de Natal 2008" é http://natal.com.pt/widget-prendas

Muito Obrigado!
Almeida Branco

Bruno Martins disse...

não me surpreende a vontade e a acção na luta.

confirma a admiração e o privilégio por partilhar algumas batalhas ctg.

força aí.

espero que o meu contributo de divulgação ajude.

bisou,
BM